quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Viseu, Senhora da Beira

No último post escrevi sobre o 13 de Outubro, sem me lembrar que o dia estava tão perto.
Hoje o meu pensamento está em Fátima. Está junto dos peregrinos que chegam, dos que estão para chegar e dos que já chegaram. por eles elevo os meus olhos ao céu e dou graças a Deus e por eles peço.
Contudo, aperta-se-me o coração ao saber que muitos ao chegarem a Fátima nem à missa vão! Rogo a Deus por eles.

Estamos a viver a primeira semana do Sínodo da Diocese de Viseu, cujo o seu objectivo principal é rever a Igreja em Viseu. Mas, para mais informações, podem consultar o site da Diocese de Viseu.

Hoje escrevo em particular para vos falar de uma grande alegria.
O sol está a raiar; ainda sobram algumas andorinhas que decidiram ficar um pouco mais por Lusas Terras.
O céu permanece limpo, e a cidade particularmente bela!
A alegria de que vos quero falar é da cidade onde vivo.
Muitas vezes, quando vivemos todos os dias no mesmo local, deixamos de dar valor ao que nos rodeia.
Primeiro falo-vos do Claustro cá de casa: para muitos é um terçódromo, mas para mim é algo belo. Quando andamos a rezar o terço, deparo-me muitas vezes a olha-lo.
Não é que seja algo fora do comum, mas para mim é! São tantas as boas recordações, os bons momentos, as boas risadas que lá se deram...
Gosto muitas vezes de parar e cantar a Salve Regina e olhar o céu.
Quando vou à rua, olho muitas vezes as escadas suspensas e penso: "Opah, como é possível?". Magnífico.
A casa por fora é vulgar, mas o meu afilhado diz: "O padrinho vive na casa com muitas janelas".
Mesmo junto a casa temos a Igreja do Carmo. Não vou referir factos e datas históricas, pois para isso temos as "plaquinhas" junto aos monumentos. Refiro só que é uma igreja bela. Bela, mas fria...
Sigo com o meu pensamento o caminho até à Sé. Ah, como ela me fascina. É algo que me agrada e alegra. Não deixo de referir contudo, que podia estar mais bem organizada...
Ao lado da Sé temos o Museu Grão-Vasco, onde se pode visitar as obras daquele Grão Mestre.
Desço até à Cava do Viriato onde gosto de passear muitas vezes. Tenho pena de não ter mais tempo para lá ir.
Deambulo muitas vezes pelas ruas da cidade: podem ter muitos defeitos, mas são giras. Principalmente as mais velhas.
Realmente, Viseu é uma Senhora fidalga e romeira. É também um Museu, onde nasceram grandes nomes. É alvor de Lusitano valor do General Pastor Viriato.
Tem Serras belas que formam um castelo; é musa de poetas, coberta por um manto branco.
Se fosse em Lisboa dir-se-ia que "a marcha é linda"; mas cá eu digo: "VISEU È LINDAAA!"
Partilho uma música da Infantuna que, a meu ver, retrata muito bem a cidade de Viseu!

Seminário Maior de Viseu
Sé de Viseu e Museu Grão-Vasco
Cava do Viriato



Ismael Sousa

1 comentário:

  1. Leio este texto, vejo estas fotos, o video da Tunadão... e sinto uma certa nostalgia. Viseu é a minha cidade do coração... é a cidade graciosa que me deixa com uma linda saudade! Foi ao som desta música que iniciei a minha vida académica... e durante 4 anos ouvi-a vezes sem conta (em semanas do caloiro, em semanas académicas, no IPV, no Teatro, nos festivais), é linda! Linda! Hoje recordo os momentos marcantes que lá vivi e as pessoas fantásticas que aí conheci. Viseu ficou na história da minha vida e é sempre com uma enoorme alegria que volto à cidade que me fez crescer na maturidade e responsabilidade! Abraço*

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!