quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dando noticias...

Antes de mais, quero pedir desculpa por já não escrever há muito tempo, mas a verdade é que com a recta final das aulas e com a época de exames não tenho tido tempo para vos escrever algo.
A época de exames acabou hoje com o exame de Formação Musical. Agora é tempo de descanso e de realizar algo que há muito tempo esperava fazer, mas a oportunidade nunca tinha surgido. Mas já falarei disso daqui a pouco.
Pois é, desde que escrevi a última vez até agora, muita coisa se passou.
No dia 10 de Junho, dia do Anjo de Portugal, Dia de Camões e Dia de Portugal, a nossa Associação festejou a festa do Padroeiro, Santo António. Futebol e depois missa em honra de Santo António (sim, antecipou-se um pouco a festa dele) presidida pelo primeiro presidente da Associação de Estudantes do Seminário Maior de Viseu. Uma honra. Com ele concelebram outros padres das dioceses de Viseu e Bragança-Miranda. Depois seguiu-se a tradição e lá fomos comer a sardinha… Eu cá fiquei-me pela broa e pelo queijo.
No Domingo seguinte, dia 12, a Igreja celebrou o Pentecostes. Neste dia, em que o Espírito Santo desceu sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, que se encontravam reunidos no cenáculo, foi dia de Crismas na nossa Sé Catedral. Foi também dia das habituais Marchas Populares de Lisboa, que ainda vi um pouquinho para matar a tradição. Este ano, dedicadas ao fado, mostraram aquilo que de mais português há: arraial e fado!
Começaram os exames, e pouco mais aconteceu.
Ontem, dia 21 de Junho, foi dia de São Luiz Gonzaga. Este é o patrono dos Seminaristas.
Amanhã é dia de São João e dia do Corpo de Cristo. Uma grande procissão me aguarda, mas sobre isso falarei depois do acontecimento.
Agora preparam-se os últimos preparativos para aquilo que eu há muito ansiava: ir a Fátima a pé. Mas também sobre esse assunto irei falar na Véspera da partida. Ah, é claro que colocarei novidades todos os dias dessa grande caminhada.
Agora podes também seguir-me no Twitter... Vê na coluna do lado como...



Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Velha Cabana

Sentei-me ao fundo das escadas da velha casa de campo. O sol deitava-se sobre o horizonte, enchendo o céu de tons laranjas, formando, assim, uma bela harmonia.
O vento soprava de leve, e sobre o céu um velho falcão procurava usufruir desta bela paisagem.
Parecia um quadro e eu ali estava a observa-lo como nos velhos tempos em que me sentava horas e horas a admirar as paisagens.
À minha mente vieram as velhas recordações. A velha rede, na esplanada da casa, onde passara horas e horas a ler os velhos livros da pequena biblioteca… Recordo-me como se fosse hoje. Quando fazia as malas, colocava mais livros que roupa. Eram tudo o que eu precisava para as férias, longe da civilização. Nas mesmas férias, era capaz de devorar o mesmo livro duas vezes.
Quando me cansava de ler, pousava os livros e passava horas pelo bosque. Poderia dizer que até me perdia, apesar de conhecer cada caminho, cada árvore e encruzilhada daquele bosque. Por vezes deitava na erva fina e fresca e ali permanecia horas e horas a ouvir a natureza a crescer.
Mas eu cresci e tudo mudou. Agora só me restam as vãs recordações.
Hoje volto aqui, passados trinta anos. A velha casa está a cair, o bosque foi devastado. Já nada é como era. Apenas restou a bela paisagem sobre os montes e o céu queimado pelo pôr-do-sol.
Lembro como costumava sentar-me aqui e a vislumbrar esta paisagem… Sozinho, com os joelhos e os cotovelos esmurrados, esperando que o jantar fumegasse sobre a mesa e de ouvir a minha mãe a chamar por mim. Quase que a consigo ouvir. A sua voz doce, o seu carinho… e quando me atrasava, ou não a ouvia, o meu pai vinha de mansinho, sentar-se a meu lado. Durante uns cinco minutos estávamos os dois ali, até que o meu pai me dizia que tinha de recolher.
Pela noite, saía para ver as estrelas, ver as maravilhas que Deus criara.
Mas já não mais faço nada disso. Agora, mal tempo tenho para mim. Já não tenho a paz que tinha quando para aqui vinha. Faz-me falta…
E agora, que aqui estou, não quero virar as costas a isto tudo.
Tomo coragem e finalmente entro dentro da casa. Em cima da velha lareira ainda reside a fotografia tirada nas escadas daquela casa, com os meus pais e irmãos. Aquela fotografia que sempre ali este. Abro a moldura, retiro a foto gasta pelo tempo, olho uma vez mais aqueles rostos… E a lágrima cai sobre a foto.
Tudo perdi, e agora só me restam as recordações…







Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

sábado, 4 de junho de 2011

+1

A música da RFM sobre o Facebook falava do “Faz-me um Like”. Pois é, o blogger também se actualizou e agora podes dar-me um +1!
O botão +1 é uma abreviatura para “isto é muito bom” ou “tens de ver isto”. E é tão fácil, basta clicares no botão +1 para dares o teu selo de aprovação pública a qualquer coisa. Estes podem ajudar amigos, contactos e outras pessoas da Web a encontrarem conteúdos de valor nas pesquisas.


Ver +1s
Por vezes, é mais fácil encontrar exatamente aquilo que se procura quando alguém já o encontrou. Obtenha recomendações para as coisas que mais lhe interessam, quando mais precisa, nos resultados de pesquisa.
Na próxima vez que se quiser lembrar daquele alojamento e pequeno-almoço tão elogiado pelo seu amigo ou encontrar uma instituição de caridade para apoiar, o botão +1 pode dar uma ajuda. Basta ter sessão iniciada na sua Conta do Google.

Mostrar +1s

Para classificar conteúdos com +1, primeiro necessita de um perfil público do Google. Isto ajuda as pessoas a ver quem recomendou aquela receita deliciosa ou aquele excelente parque de campismo. Quando cria um perfil, este fica visível a todos e os contactos com o seu endereço de e-mail podem encontrá-lo com facilidade.
As suas recomendações +1 ficam armazenadas num novo separador do seu perfil do Google. Pode mostrar o seu separador +1 a toda a gente ou mantê-lo privado e utilizá-lo para gerir pessoalmente o registo em constante crescimento das coisas que mais gosta na Web.








Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Viseu, Cidade da Beira

Ao fim de umas semanas, decidi pegar em algumas fotos minhas, desta terra que amo, e fazer um video.
Sem mais palavras, porque por vezes as palavras são demais, deixo-vos o video.
Espero que gostem:


Para mais fotos, dirijam-se aqui.

Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa