sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Palavras...


As coisas vulgares que existem na vida são, sem dúvida, aquelas coisas que não deixam saudade. Mas as lembranças que doem ou fazem sorrir fazem o nosso coração sentir uma nostalgia e saudade, uma tristeza e melancolia. Mas é desses momentos que o homem é feito. É desses momentos que seremos recordados.
As palavras são vãs, fúteis, insignificantes. De nada valem as palavras que dizemos, escrevemos ou lemos. São só tinta, são só meros sons. Como queria eu que isto fosse verdade… As palavras são cheias, repletas de significado, são memória eterna do que sentimos, do que existiu. São a prova da história, a memória de alguém, os desabafos ou desatinos, as loucuras ou pensamentos profundos.
As palavras são tudo, mas são também um emaranhado que nos envolve, um labirinto sem saída. São planícies verdejantes, árvores que se erguem para o céu, aves voando no céu, um sol brilhante escondendo-se sob o horizonte deixando o céu vermelho. São um oceano azul que beija a terra. Elas são magia e encanto, ternura e afecto, alegria, amor, vida.
Mas também podem ser dias chuvosos, noites frias e horripilantes, monstros e fantasmas, ódio, rancor, mágoa. Uma espada que fere o coração, uma completa ausência. Dor, tristeza, frio e solidão. Uma lágrima que corre pelo rosto, caindo na terra esquecida.
São refúgio, são cavernas. São sentido, orientação. São a perda total de rumo e destino. São forma de expressão que só escritas conseguem dar significado ao que o coração diz.
Mas tudo isto são palavras, e quem as conhece não mais as quer deixar.
O mundo está coberto por maravilhosos escultores de palavras, que com elas fazem maravilhas nunca vistas. Expressam-se pelas palavras, amam as palavras, vivem com as palavras. E usam-nas de uma forma que se torna impossível, para mim, de compreender.
E tudo isto são palavras, com sentido ou sem. Tudo isto são expressões sentidas ou não. Tudo isto cairá no esquecimento, ou não.
Há palavras que ficam na história, na nossa história e outras que nem nos lembramos. São emoções que dão vida à saudade que trazemos, à alegria. Dias em que as palavras marcam a alma e a vida da gente. Mas tudo isto são palavras e essas levam-nas o vento!




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

2 comentários:

  1. boa noite

    Sou seguidor do blog há pouco tempo mas já me serviu para te fazer um grande pedido: NUNCA DEIXES DE POSTAR AQUI OS TEUS TEXTOS!
    Sei que não nos conhecemos e que escreves sobre assuntos que te inquietam sem "pré-programação" no entanto gostava de te desafiar a escrever um texto apartir do seguinte título: "Deixem-me rir"

    não há problema em admiti-lo SOU TEU FÃ EM POUCO MAIS DE UM MÊS! Nunca pares de escrever

    Peço desculpa por assinar como anónimo mas não sei alterar

    ResponderEliminar
  2. Olá anónimo!
    É sempre bom saber que do outro lado temos alguem que le as nossas palavras.
    Aceito o teu desafio e irei escrever um texto com esse título...Para assinares com o teu nome, basta mudares no scroll em baixo para nome/URL! Caso não consigas podes sempre por o teu nome no comentário!
    Fico à espera de notícias e espero que o texto que me pedes seja do teu agrado!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!