domingo, 30 de dezembro de 2012

Até 2013!!!


Pois é, caros leitores: esta é a última vez que vos escrevo este ano. E ao findar o ano, quero escrever-vos sobre algumas coisitas que é meu desejo falar, partilhar convosco.
Em primeiro lugar quero falar-vos sobre o último livro de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, como já tinha manifestado essa vontade aqui.
Como o Natal estava aí à porta, recebi de um amigo o livro Jesus de Nazaré – A Infância de Jesus. Não demorou muito a que o começasse a ler, nem muito tempo para o terminar. Apesar da enormidade de trabalho, lá fui lendo, entre uma e outra pausa, o pequeno livro de uma centena de páginas (pouco mais é que isso). A verdade é que, uma vez mais, Bento XVI obriga o leitor a recorrer àquele livro que devia, na sua grande maioria, ser o que devíamos ler todos os dias: a Bíblia. E isto porquê? Porque Sua Santidade, apesar de referir e citar os textos, fala das narrações da infância de Jesus em São Mateus e São Lucas. Ora, se não tivermos bem presentes os textos, muito daquilo que o autor diz, passa-nos ao lado. É claro que isto é uma opinião minha.
Bem, Bento XVI começa por falar sobre a questão da origem de Jesus, passando pela anunciação, nascimento de João Baptista, nascimento de Jesus, etc (para mais informações, nada melhor que ler o livro). Muitas das questões à volta destes temas são esclarecidos de uma forma simples. Outros assuntos são, também para mim, uma autêntica novidade.
Como seria de esperar, a parte em que Bento XVI explica o porquê do burro e da vaca, tem sido motivo de risada e de chacota entre os média e não só. E isto suscitou-me um pequeno pensamento que queria partilhar: se a Igreja não esclarece alguns assuntos, é porque são mentira, são assuntos secretos, a Igreja é uma sociedade secreta, etc, etc. Quando a Igreja vem esclarecer alguns assuntos, todos ficam escandalizados, todos acham que a Igreja é só mentiras. Então, digam-me, o que preferem? Ser esclarecidos ou continuar eternamente na ignorância? Mas que nenhum presépio prescinda do burro e da vaca!
Resumindo: é óbvio que só posso aconselhar a leitura deste livro a toda a gente, porque é algo muito bom. E uma boa leitura de Advento. Seria bom que a grande maioria dos cristãos lesse este livro e explicasse à outra parte, pois assim todos teriam o conhecimento das coisas como elas são.

Outro assunto de que vos quero falar é o facto de já ter ouvido mais de uma centena de vezes que o Natal já terminou. Bem, deve ter terminado para os não cristãos, porque, para nós cristãos, o Natal continua. Mas entristece-me ouvir a expressão de que o Natal já terminou da boca de um cristão, quando ainda estamos na oitava do Natal.
Para esclarecer aqueles que tenham dúvidas, o Tempo de Natal vai da Véspera de Natal até ao Baptismo do Senhor que, neste (?? Próximo??) ano será a 13 de Janeiro. Só depois é que acaba o Natal e poderemos dizer que o Natal já terminou, apesar de eu achar que o Natal devia ser todo o ano, pois todos os dias devíamos fazer nascer no nosso coração o Deus feito homem.

O terceiro e último ponto de hoje é sobre a festa que a Igreja hoje celebra: A Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Sobre este tema, nada melhor que recorrer ao velhinho texto de São Paulo aos Colossences, a segunda leitura da Eucaristia de hoje:
«Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isso agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.»
Este deve ser o comportamento das nossas famílias. Posso estar errado ou ir contra a opinião de muitos, mas se muitos dos casais fossem assim, não existiriam tantos divórcios, separações, falta de compromissos, etc. Já diz o velho ditado de que «Filho és, pai serás.». Então, se os pais cultivarem nos filhos valores como a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência, então os filhos de hoje, enraizarão, como pais amanhã, esses valores nos seus filhos.

Bem, hoje foi um bocadinho maçador, mas espero que tenha valido a pena. Desejo-vos muita prosperidade no ano que se irá iniciar e, apesar de todas as más premunições para o próximo ano, que na vossa vida existam muitos sorrisos, muita diversão, muita concretização pessoal. Que o pior de 2013 seja o melhor deste ano. Divirtam-se, alegrem-se, amem, disfrutem a vida. Sejam um testemunho de vida para aqueles que vos rodeiam. Sejam vocês mesmos. Santo 2013 e um Santo Natal. Ah, como diria Raúl Solnado, «façam o favor de serem felizes».
Até para o ano!




Ad majorem Dei gloriam! 
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!