quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quaresma 2013


«Chegaram os dias de penitência, expiemos nossos pecados e alcançaremos misericórdia.»

Caros leitores,
Iniciamos uma vez mais o Tempo da Quaresma. E com ele inicia-se um tempo propício para analisar a vida, a forma como a temos orientado e escutar os propósitos de Deus para cada um de nós.
São tempos dedicados ao jejum, à penitência e abstinência. Tempo de nos desligarmos das coisas terrenas e de nos ligarmos às coisas celestes.

Este ano, na sua Mensagem para a Quaresma, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, escreve-nos sobre a relação entre a fé e a caridade, sob o título “Crer na caridade suscita caridade”.
Ora, nesta que é a sua última mensagem, Bento XVI convida cada cristão, nesta Quaresma do Ano da Fé, a meditar na relação entre a fé e a caridade, resumida em quatro pontos: 1. A fé como resposta ao amor de Deus; 2. A caridade como vida na fé; 3. O entrelaçamento indissolúvel de fé e caridade; 4. Prioridade da fé, primazia da caridade.

No primeiro ponto é-nos apontado o caminho para o amor de Deus e em como a fé no «Deus vivo é um caminho para o amor», esse que nunca está «”concluído” e completado».
Através de várias citações da sagrada escritura, Bento XVI demonstra como a fé, caminho para o amor, se relaciona com a caridade:

«A fé é conhecer a verdade e aderir a ela (cf. 1 Tm 2, 4); a caridade é «caminhar» na verdade (cf.Ef 4, 15). Pela fé, entra-se na amizade com o Senhor; pela caridade, vive-se e cultiva-se esta amizade (cf. Jo 15, 14-15). A fé faz-nos acolher o mandamento do nosso Mestre e Senhor; a caridade dá-nos a felicidade de pô-lo em prática (cf. Jo 13, 13-17). Na fé, somos gerados como filhos de Deus (cf. Jo 1, 12-13); a caridade faz-nos perseverar na filiação divina de modo concreto, produzindo o fruto do Espírito Santo (cf. Gl 5, 22). A fé faz-nos reconhecer os dons que o Deus bom e generoso nos confia; a caridade fá-los frutificar (cf. Mt 25, 14-30).»

Se por vezes confundimos caridade com solidariedade ou mera ajuda humanitária, Sua Santidade esclarece-nos que «a maior obra de caridade é precisamente a evangelização “ao serviço da palavra”» repartindo o pão da Palavra de Deus, tornando-o «participante da Boa Nova do Evangelho», introduzindo-o no relacionamento com Deus.

Findo, convidando-vos a perderem alguns minutos na leitura desta bela mensagem. Faço votos para que tenhais uma Santa Quaresma e que aproveitem para ir ao “deserto” e encontrarem-se com Deus.

Aos meus amigos seminaristas que hoje iniciam o retiro quaresmal, votos de um frutuoso tempo de reflexão.




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!