segunda-feira, 30 de abril de 2012

Auto-destruição


Uma vez mais me encontro, aqui, a falar-vos sobre algo que a mim me perturba.
Há uma frase que a mim me diz muito, uma frase de um historiador chamado Will Durant. Reza, então, assim a frase: “Uma grande civilização não pode ser conquistada por fora, antes de se destruir por dentro”. E no que vos quero falar hoje esta frase adequa-se na perfeição (a meu ver).
Já não é a primeira vez que ouço este senhor falar e já não é a primeira vez que me revolto com as suas palavras.
A primeira vez foi na televisão, num debate sobre a decadência de fiéis na Igreja Católica. Hoje, enquanto procurava umas coisas no YouTube, encontrei um filme, já velho, em que ele acusa tudo e todos e que Fátima é uma autêntica mentira. Contudo, devido às suas afirmações, eu decidi-me a escrever-vos sobre este assunto e a ouvir as vossas opiniões.
As declarações foram feitas na altura em que o Papa veio a Portugal.
Em primeiro lugar este padre afirma que as crianças, as videntes, foram vitimas de uma montagem do clero de Ourém e que este é um caso tão ou mais grave que os casos de pedofilia na igreja.
Em segundo, este mesmo homem afirma que os sacrifícios que os pastorinhos faziam eram por causa da imagem que os padres transmitiam do inferno aos fiéis nas suas pregações. Diz também que as crianças morreram da pneumónica por causa dos sacrifícios que faziam e que a Lúcia sobreviveu pois não era tão sensível à história da conversão dos pecadores e que talvez ela tenha percebido que aquilo era tudo uma história inventada pelos padres de Ourém. Como a Senhora de Fátima não valeu às duas crianças, Lúcia foi encurralada num mosteiro para toda a vida, algo como um crime.
Fátima transformou-se em ‘Fátima SA’, uma empresa que dá muito dinheiro à Igreja em Portugal e ao Vaticano e se o Papa vem a Fátima é porque as finanças do Vaticano estão em baixo e Fátima tem de fazer chegar uma avultadíssima verba ao Papa, apesar de este não ir de mãos a abanar. Esta farsa de Fátima é importante por causa do dinheiro e por causa das multidões para dizer que são poderosos em gente e que mais nenhuma igreja em Portugal tem tanta gente.
Bem, agora chega a altura de eu retaliar as palavras deste homem.
Em primeiro lugar interrogo-me se este homem sabe que as aparições em Fátima não são dogma de fé, bem como as aparições de Nossa Senhora em outros locais, como Lourdes, por exemplo.
A teoria de que os pastorinhos terão inventado tudo ou do esquema dos padres está mais que ultrapassada, mais do que esmiuçada e sem sumo nenhum. E que dizer de todas as pessoas que viram o Milagre do Sol? e das visitas do Anjo? E dizer que é um crime tão ou mais grave que os casos de pedofilia é, sem dúvida, uma das maiores asneiras que este homem disse.
Quanto aos sacrifícios foram feitos pelos pastorinhos de livre vontade e a visão que eles tinham do inferno, o temor que eles tinham, foram da visão que tiveram e não das imagens que os padres passavam nas suas homilias. E verdade seja dita, qual era a criança daquela idade que estava atenta às palavras do padre, quando a missa era em Latim?!? Mas tudo bem. Sim, é verdade que Francisco e Jacinta morreram devido à pneumónica e que Lúcia sobreviveu. Mas não era isso que a Senhora tinha dito aos videntes? Que a Lúcia ficaria mais tempo na terra e que os outros Ela os levaria primeiro?
Agora vamos ao ‘Fátima SA’.
É puramente verdade que, quem não conheça bem o Santuário de Fátima, pense que todo o comércio que envolve o Santuário seja pertença deste ou que este o motive. Mas a verdade é que as coisas não são bem assim. Dentro do recinto do Santuário não há comércio, pois o único que existe é das velas. O Santuário tem duas livrarias, mas fora do recinto. Ao longo do Caminho dos Pastorinhos, onde se encontra a Via Sacra até ao Calvário Húngaro, ou até Aljustrel, o Santuário tem tido a preocupação de comprar os terrenos para que hotéis de luxo, comércio e coisas assim, não sejam construídos junto ao caminho, proporcionando aos peregrinos/turistas, um clima de paz e que chame à oração. Mas, para mim, a pior afirmação é de dizer que o Papa só vem a Fátima para vir buscar dinheiro… Uma afirmação um pouco grave, não?
Voltando à frase inicial, muitos são os que querem destruir a Igreja Católica, mas parece que são aqueles que estão dentro que a vão destruir. Preocupamo-nos com o que os outros dizem sobre a nossa Igreja, aquela que foi edificada por Cristo, sobre Pedro, e não nos preocupamos com o que aqueles que são Igreja dizem, apesar de serem as maiores atrocidades.
Deixei-vos uma análise feita por mim, fundada na minha opinião e nos conhecimentos adquiridos. Deixo-vos a entrevista de que vos falei para que tirem as vossas conclusões (aqui).




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

2 comentários:

  1. Imensamente triste tais afirmações deste senhor... Nem sei como é que ainda é padre... (se é que já não o deixou de ser..)
    enfim...
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  2. Este padre é um insano! Milhares de pessoas viram os sinais de Fátima no céu, inclusive médicos, cientistas, políticos, pastores protestantes, etc. Uma breve pesquisa no Google é suficiente para demonstrá-lo.

    Para saber a verdade sobre o caso de Fátima, recomendo a leitura do livro "Detetive de Milagres", de Randall Sullivan (Objetiva, 2005). - Para que se tenha uma ideia, o autor é repórter da revista Rolling Stone americana, era ateu e depois de uma longa pesquisa sobre as aparições e milagres marianos ao redor do mundo, converteu-se católico.

    Henrique Sebastião

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!