quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Provas de uma amizade!

"Um amigo é um bem, um tesouro que se tem!"
 Este texto é dirigido a todos os meus amigos, mas, desculpem-me a particularidade, a uma amizade em especial, que, apesar de ouvir dizer mal dessa pessoa, a pessoa em questão demonstrou-se diferente!"
 Durante uma reportagem que eu via, alguém dizia: "O fado não se explica. É como o amor" (Celeste Rodrigues). Estas palavras fizeram-me reflectir sobre algumas palavras que o mundo esqueceu.

Leio o jornal todas as manhãs, ou melhor, quase todas e só se fala de pais que matam os filhos, esposas a matarem os maridos, futebol, políticos corruptos, etc. Nem uma única palavra sobre a amizade.

Isto leva-me a questionar um pouco sobre onde se encontra o "eros" entre estes homens e mulheres, onde se encontra a "agape" neste mundo?

É no meio de tanta confusão neste mundo que eu vejo uma luz, vejo um caminho a apontar para uma saída. Nessa pequena estrada, desculpem-me a imagem que vou fazer, encontro muitos candeeiros  que me alumiam o caminho e me ajudam a seguir pela escuridão.

Bem, na verdade a razão deste post é sem dúvida a amizade, pois para ser um Lápiz Azul sobre a sociedade, outros post's virão!

O título deste post refere-se a um testemunho de uma amizade. Essa amizade cresceu a partir de um espectáculo do José Cid. Antes conhecia essa pessoa apenas de vista e pelo que me falavam dela, que por sinal era sempre mal.

Quem me conhece sabe bem que eu não sou pessoa para andar a avaliar os outros pelo que me dizem, avaliando só e unicamente pelo que eu conheço. Contudo, desta vez cometi o maior erro da minha vida: avaliei uma pessoa pelo que me disseram, e quando a conheci realmente descobri que era totalmente ao contrario.

Essa pessoa demonstrou uma amizade que só alguns conseguiram; conseguiu por no meu coração a alegria que muitos não conseguiram. E ainda mais importante, conseguiu estar ao meu lado quando eu precisei. Não era a única isso não, mas esteve quando outras pessoas deviam ter estado e não estiveram!

Contudo, este post não é para contar um pedaço da minha vida, mas sim para reflectir um pouco sobre o valor "inexplicável" que é a amizade!

A primeira encíclica de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, Deus caritas est,  fala-nos sobre os vários tipos de amor, referindo o amor "agape" como aquele amor de amizade.

Também eu já escrevi sobre a amizade, numa outra altura, num texto que gostaria de partilhar:
"Estou sentado, na minha secretária, com os olhos no computador. Reflicto um pouco, e reparo que às vezes esquecemo-nos de dizer o quanto gostamos uns dos outros. E porque será? Às vezes pode-se culpar a sociedade. Mas quem seria eu para a culpar? Se não dizemos o que sentimos, a culpa é só nossa, não de mais ninguém.
E às vezes perdemos os amigos, pois não demonstramos que ele nos é importante.
Mas afinal que sentimento é esse?
Para mim o sentimento maior de todos é: a amizade.
Na minha vida já muitos amigos tive, mas como os de agora nunca. Apesar da nossa distância eles estão sempre a meu lado. Ajudam-me em muitas das minhas decisões.
Contudo posso nunca lhes ter dito o quanto gosto deles.
O quanto me ajudam e são importantes.
Por isso, este post serve para os homenagear, para que quando eles o lerem saberem que são importantes na minha vida."
Desta forma, dedico este post a todos os meus amigos, mas especialmente para ti, que tanto referenciei no texto!

Ismael Sousa 

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto, que tambem deve ser dedicado a mim não sei. lol

    Se me considerares teu amigo. Continua, abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande texto! A amizade é realmente fantástica...
    Abraço amigo ^^

    ResponderEliminar
  3. aquela a quem te referes :)

    olá

    amei o que escreves te. tocou bem cá dentro ... bem e acho k já enchi uma pscina ( bora dar um mergulho? - brinca )
    adoro dançar tu tambem e foi a dança, a música ( como o macaco gosta de bananas eu gosto de ti ... BANANNAAAAAAA - que bebedeira e tu sempre xeio de paciencia a aturar me) que iniciou esta amizade. esta bela e grande amizade.
    nao te culpes por teres julgado alguem (neste caso eu) por coisas k diziam, eu nao te recrimino por isso, é normal somos seres humanos cometemos erros, tambem cometo os meus. percebo que a pessoa k te dizia as coisas foxe alguem muito especial para ti e k talvz tambem por confiares nessa pessoa te levou a acreditar.
    mas meu lindo nao me magoa teres me julgado...o k me magoa era a tal pessoa k s dizia tb minha amiga ter falado de mim de tal maneira...e eu ainda hj lhe falo , sou sua amiga, preocupo me com ela, tou sp aki para tudo k prexixe mesmo sem essa pessoa saber k eu sei d toda a verdd. nao percebo pk m fez isto! eu a ajudei a conquistar o que ela tem hj e é esta a paga!!!
    tenho um gande defeito nao sei perdoar, mas nao sei neste caso axo k o meu interior ainda nao se acreditou!
    seja cmo for foi graças a essa pessoa k nos conhecemos algo de bom ela fez!!! :P

    a frase k recitas é de uma bela música k adoro ( tambem gsto de cantar ja mo pedis t para cantar para ti mas sabes k tenho vergnha mas um dia cantarei):
    " Um AMIGO é um bem,
    Um tesouro que se tem,
    Sóis vós as estrelas,
    Que nos guiam mais além.
    São momentos bons e maus,
    Nesta estrada percorrida,
    E digo mais, não vos trocava
    Por nada desta vida.

    E talvez um dia, chegue a hora do adeus,
    Deixar-vos-ei com pena, AMIGO MEU,
    Mas mesmo longe, vós estais perto,
    Ao pé de mim,
    Pois entre amigos é assim.

    Um AMIGO é um irmão,
    Nosso pensar, nossa mão.
    MEU AMIGO que ESTAS aqui
    Para TI canto esta canção.
    O tempo voa neste instante,
    E já estamos de partida,
    E digo mais, não vos trocava
    Por nada desta vida."

    és mesmo um tesouro que tenho e um tesouro que nao ganhei que conquistei pra ter e que lhe dou o devido valor a cada dia k passa, nunca perdes o valor.
    és uma estrela, guias m kuando estou perdida, apoias m esteja certa ou errada vais sp do meu lado.
    ja passamos muitos bons momentos e também maus e nesses maus sempr estive a teu lado e tu ao meu apoiando nos sempre...ate correndo riscos so pa tarmos juntos. e por ti sempre correrei!
    trocar t NUNCA.
    ADEUS palavra k por vezes soa a nada, mas k tem soado a tanto sp k sabemos k o adeus nao é um ate ja o coraçao aperta as lagrimas escorrem... e mesmo o ate ja sp anciosos pelo olá...sofres t uma perda a pouco tempo so quis tar do teu lado mas foi m impossivel sabes bem k keria tar ctg deixas t m com o coraxao nas maos, xoras t injustixas mas sabes k a vida é axim nao podemos fazer nda...!
    um irmão talvez sabes o meu desejo desde pequena era ter um irmao mais velho para m ouvir para me defender me apoiar ... acho k ficas bem nesse papel!!! :)
    já moras no meu pensamnto e no meu coraçao e de ca nao sais estas preso !!! hehe

    podes contar comigo em todas as tuas decixoes...mas pexo t nao te deites a baixo...nao deixes sonhos e esperanças para trás...nunca mais m digas "NUNCA VAI ACONTECER..."

    OBRIGADO amei o texto k fizes t a pensar na minha pessoa

    quem nao te amar só pode ser maluco...és uma pessoa maravilhosa espetacular sem igaul...

    GOSTO MUITO DE SI (GDS)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!