domingo, 29 de agosto de 2010

A magia da presença

Estávamos no ano de 2005, a 2 de Abril... É anunciado ao mundo que Sua Santidade, o Papa João Paulo II, morreu no seu quarto da residência oficial do Bispo de Roma. O Papa mais viajado de toda a história.


Depois de reunidos em Conclave, o novo Papa é eleito: Joseph Ratzinger que escolhe o nome de Bento XVI.

Pessoalmente, a escolha não me agradou…

Achava Sua Santidade uma pessoa fria, amarga, sem qualquer delicadeza para ser o líder da Igreja Católica.

Contudo, muitos rumores surgiram, muitas histórias se contaram…

É anunciado que Sua Santidade virá a Portugal, durante os dias 11, 12, 13 e 14 de Maio.

Não posso esconder a satisfação e alegria que em mim surgiu.

Muitas coisas se prepararam, muito ansiei para que essa altura chegasse.

É chegado o dia de Sua Santidade chegar a Portugal. Bem quis assistir à sua chegada, mas infelizmente as aulas não o permitiram. Consegui contudo ouvir o seu comunicado, o seu primeiro comunicado, do qual vou ressaltar alguns excertos: “Só agora me foi possível […] visitar esta amada e antiga Nação, que comemora no corrente ano um século da proclamação da República. Ao pisar o seu solo pela primeira vez[…] sinto-me honrado e agradecido pela presença deferente e acolhedora de todos vós."

As cerimónias no Terreiro do Paço acompanho-as com todo o entusiasmo.

É chegado o dia 12, e tudo se prepara para irmos para Fátima. A meio do caminho, ouvimos o nosso primeiro-ministro a referir-se a Sua Santidade, como Sua Eminência. Infelizmente, é a cultura do nosso primeiro-ministro.

Chegámos a Fátima, fomos dar a volta de reconhecimento, e finalmente fomos para a fila para a Oração de Vésperas com Sua Santidade. Muita gente.

Já dentro da igreja da Santíssima trindade, esperávamos que Sua Santidade chegasse a Fátima enquanto se ensaiavam as Vésperas.

Assistindo á sua chegada a Fátima, vemo-lo dirigir-se à capelinha para rezar á Santa Mãe de Deus. É nesse momento que oferece a Rosa de Ouro: “Mãe querida de todos nós, entrego aqui no vosso Santuário de Fátima, a Rosa de Oiro que trouxe de Roma […].”

A sua entrada na igreja da Santíssima Trindade é triunfal, onde eu consegui estar a menos de metro e meio de Sua Santidade. Foi, como diria um amigo meu, uma “coisa fantástica”.

Na sua mensagem aos seminaristas, o papa diz: “A vós, queridos seminaristas, que já destes o primeiro passo para o sacerdócio e estais a preparar-vos no Seminário Maior ou nas Casas de Formação Religiosa, o Papa encoraja-vos a serdes conscientes da grande responsabilidade que ides assumir: examinai bem as intenções e as motivações; dedicai-vos com ânimo forte e espírito generoso à vossa formação. A Eucaristia, centro da vida do cristão e escola de humildade e serviço, deve ser o objecto principal do vosso amor. A adoração, a piedade e o cuidado do Santíssimo Sacramento, durante estes anos de preparação, farão com que um dia celebreis o Sacrifício do Altar com unção edificante e verdadeira.”.

Esta mensagem alegra-nos. Alegra-me particularmente a mim, que tinha uma imagem diferente do Papa.

O dia prossegue, com a participação em todas as celebrações.

Às 2 da manha, a Via-Sacra é organizada pelo Instituo Superior de Teologia de Viseu, do qual faço parte!

Pelas 4.30 assisto ao terço na Capelinha, e as 5 vou à missa à igreja da Santíssima Trindade.


Foram assim vividos aqueles dias perto de Sua Santidade, que me ajudaram muito, principalmente a acreditar na acção do Espírito Santo na Igreja.


O propósito deste post, foi de partilhar a alegria com que vivi a Visita de Sua Santidade a Portugal, e o quão foi importante para mim e para tantos cristãos a mudarem a opinião que tinham sobre ele.

Se assim poder terminar, agradeço a Sua Santidade por me ter ajudado, por me fazer crescer espiritualmente, por ser a pessoa que é!

Ismael Sousa

3 comentários:

  1. Tens razão caro Ismael! Sua Santidade Bento XVI é sem dúvida uma personalidade fantástica. As suas palavras, os seus escritos, a sua simplicidade... Podemos aprender muito dele! Ainda que muitos não fossem concordes à sua eleição, depois de volvidos cinco anos de pontificado, ninguém tem dúvida que este peregrino de Fátima, é sem dúvida muito amado pelo povo. Um pastor por quem interceder, que nos pede que sigamos o verdadeiro Caminho, Verdade e Vida. A um jovem perguntaram, porque vens ouvir o Papa? Ele respondeu: Porque diz aos jovens o que eles precisam de ouvir (diferente do que o que eles quereriam). Posto isto, uma vez que partilhei das tuas reticências há cinco anos atrás, neste momento, partilho as tuas palavras, e agradeço a Sua Santidade o que ele é e foi...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. "Provas de uma amizade"8 de setembro de 2010 às 22:03

    é tão bom kuando falas da tua fé...embelezas qq alma...
    gmdt

    ResponderEliminar
  3. Eu participei desse teu programa nocturno ... :)

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!