sábado, 3 de março de 2012

II Domingo da Quaresma

Estamos cada vez mais próximos do grande cerne da nossa fé: a Páscoa!
Neste segundo Domingo Quaresmal somos convidados a subir ao monte. Primeiro é Abraão e depois Jesus com três dos Apóstolos. Mas são subidas diferentes: a primeira, uma prova de fidelidade, a segunda, um encontro com Deus!
Abraão, homem temente e fiel a Deus, é posto à prova: Deus pede-lhe que suba ao monte para sacrificar o seu filho muito amado! Abraão não exita. Mas é claro que Deus não quer que Abraão sacrifique o filho da Sara, Isaac! O propósito de Deus é saber se o amor dos homens por Ele é maior e mais importante que as coisas terrenas! Deus quer renovar os laços da Aliança com os homens! E, como Abraão, somos convidados a desligarmo-nos das coisas terrenas, a amar mais a Deus do que aos pequenos "deuses" que tanta vez surgem na nossa vida, a sabermos discernir entre o que realmente importa do que é acessório.
E, se Deus está connosco, quem estará contra nós? Sinceramente, nos dias que correm, esta afirmação de Paulo parece um pouco sem sentido, um pouco distante dos dias que correm, em que parece que a sociedade se vira contra aqueles que estão com Deus. E isto pode tudo ser verdade, mas  se Deus entregou o Seu próprio Filho por nós, não nos concederá também todas as graças? E Cristo não sofreu por nós? Então porque não sofrer por e com Cristo? Ninguém nos poderá separar do Amor de Deus, de Cristo.
E é neste amor que Deus, no Seu Filho, chama três dos seus Apóstolos para subir com Ele ao monte! Perante todo aquele bem estar, perante aquela paz que os Apóstolos sentem ao ver Cristo entre Elias e Moisés, pedem-Lhe para ficar alí, onde tudo é bom e o mal não entra! Mas a Voz de Deus fez-se ouvir, dizendo aos Apóstolos que escutassem a Jesus e que este era o Seu Filho muito amado!
Somos convidados a subir ao monte para estarmos com Deus, mas também somos convidados a descer do monte e a estarmos com os homens, anunciando-O com a vida, com as palavras, com os gestos!
Um bom Domingo para todos!




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!