segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Caixinha de Música


Sabem aquelas coisitas que nós vemos, que nos remetem para a infância e nos trazem uma nostalgia imensa?
Pois bem, hoje falo-vos sobre isso mesmo.
Neste fim-de-semana vi uma coisinha que há muito não via. Lembram-se daquelas pequenas caixas de música que ao rodar a manivela, reproduziam música? Aquelas com um cilindro e umas palhetas? São essas mesmo. A música era a tradicional Für Elise, de Beethoven.
Ao rodar a manivela, parecia que aquela caixinha era mágica.
Conforme rodava, parecia que o passado vinha até mim outra vez. Eis então que vejo uma criança, sentada à lareira, com um caixinha na mão, rodando a manivela e ouvindo aquela música. A alegria em seus olhos e no seu rosto são impossíveis de descrever. Essa criança era eu.
Na verdade, se a minha mãe decide ler isto, fica a saber o porquê de tantas vezes os peluches ou os brinquedos aparecerem estragados. Eu era um dos que os destruía. Sim, que o meu irmão mais velho era igual.
Bem, andei à procura mas não se sabe muito sobe a origem destas caixinhas. Melhor, a internet não se preocupa muito com estas coisinhas.
Mas descobri num site um pouco mais sobre elas. Quem inventou estas caixinhas foi um suíço, Antoine Favre, no ano de 1796.Contudo, foram os relojoeiros suíços que lhe deram toda a sua beleza, através de pequenas esculturas.
Estas caixinhas também estão presentes naquelas caixinhas de jóias, com uma bailarina, ou com um casal. Mas muito presentes nos carroceis, com todos aqueles cavalinhos a rodarem.
Agora é mais fácil encontra-las à venda, e com diversas músicas.





Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

Obrigado pelo comentário!