sexta-feira, 6 de maio de 2011

«Pessoa sonha»

«Deus quer, o homem sonha, a obra nasce» (Fernando Pessoa)
Esta terá sido, sem dúvida, uma das mais famosas frases de Fernando Pessoa. Dita no primeiro quartel do século passado, é uma frase que se mantem muito actual.
Gostaria de, neste texto, “esmiuçar” (palavra que se encontra agora tanto na moda) estas três orações, numa perspectiva própria e não num sentido universal.

«Deus quer…»
Como criaturas de Deus, somos chamados, muitas vezes, a certos trabalhos, caminhos. Deus, como Pai que é, como ABBA, como Amor, traça-nos um caminho, deixando que sejamos nós a escolher. Ele traça-nos o caminho que nos leva ao “Seio de Abraão”, ao Amor que é Deus, de encontro ao Filho que, como Filho de Deus, deu a sua vida por nós num madeiro.
Mas este caminho, traçado por Deus e escolhido por nós, nem sempre é o caminho mais fácil. O homem, como homem que é, tende a seguir o caminho mais fácil pensando que, dessa forma, chegue a Deus com mais facilidade. Isto faz-me lembrar uma pequena banda desenhada onde se vê um jovem a carregar uma cruz. A seu lado, outros jovens caminhando da mesma forma que ele (de cruz às costas). Cansado da viagem e do peso da cruz, o jovem decide cortar um bocado à cruz, tornando-a, assim, mais leve e mais fácil de transportar. Mas nesse caminho existe uma fenda impossível de transpor com um salto. Os jovens, que caminharam o tempo todo de cruz às costas, deitaram a cruz no chão e com ela fizeram uma ponte, passando assim para o outro lado. O nosso jovem, que tornara o seu fardo mais leve, foi obrigado a ficar do lado de cá, pois a sua cruz não chegava ao outro lado.
Neste caminho para a “Jerusalém Celeste” nada é fácil, mas Deus, que é Pai e Amor, está a nosso lado, ajudando-nos a levar a cruz, levando-nos, inclusive, nos momentos mais difíceis, ao colo (Pegadas na Areia).
Deus, que traça este caminho para o homem, quer que ele o siga. Felizes os que o seguem. Infelizes os que temem.

«…o homem sonha…»
O homem é, por natureza, sonhador. Ele ambiciona coisas, acontecimentos, para o seu futuro. Ele sonha ter uma família, um bom emprego, uma casa, entre tantos outros sonhos. Mas, e isto é algo que não está nas nossas vidas actualmente, não faz os seus planos com Deus. “Desejo ter uma casa”, e Deus? Onde está?
Mas os sonhos dos homens, infelizmente não de muitos, passam por ter Deus a seu lado, optando pelo caminho que Ele lhes traçou e os leva de encontro à felicidade eterna.

«…a obra nasce.»
Quando colocamos Deus a nosso lado, no percurso e nos planos da nossa vida, as coisas tornam-se bem mais simples. Poder-se-ia até dizer que, o homem, consegue concretizar os seus sonhos.
Mas quando, Deus fica de parte nas nossas vidas, os homens fazem de tudo para concretizarem o seu sonho. Nem que para isso tenham de espezinhar alguém. O homem que ambicionou ter um bom emprego, colocando Deus de parte na sua vida, faz de tudo para o alcançar, nem que para isso tenha de tramar um companheiro.
Mas o homem feliz, que colocou Deus a seu lado, trata o conhecido como um amigo, importando-se com ele, ajudando-o e não o recriminando.
Eterna será a busca da concretização da ambição daquele que se emancipa de Deus. Eterno consolo será o do que coloca Deus sempre na sua vida.

Pessoa poderá não ter pensado nestas coisas assim. Mas agora, quase cem anos depois, esta, a meu ver, será uma interpretação que coloca algumas interrogações na vida daqueles que estiverem dispostos a aprender!




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

Obrigado pelo comentário!