quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz

Celebra hoje, a Santa Madre Igreja e todo o povo cristão, a Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Cristo, Filho de Deus, foi pregado na Cruz, oferecendo o Seu Santo Sacrifício. É assim justo que se venere este sinal que foi veículo da nossa salvação.
Santo André de Creta, no seu sermão da Exaltação da Santa Cruz, no século VIII, escreve assim: «Celebramos a festa da santa cruz, que dissipou as trevas e nos restituiu a luz. Celebramos […] juntamente com o Crucificado […] para que, deixando a terra do pecado, alcancemos os bens celestes. Tão grande é o valor da cruz, que quem o possui, possui um tesouro. […] Com efeito, sem a cruz, Cristo não teria sido crucificado. Sem a cruz, a Vida não teria sido cravada no madeiro. […] A cruz é a glória de Cristo e a exaltação de Cristo. A cruz é o cálice precioso da paixão de Cristo, é a síntese de tudo quanto Ele sofreu por nós.»
Tradicionalmente, a verdadeira cruz foi descoberta, por Helena de Constantinopla, em 326, enquanto peregrinava por Jerusalém. No local onde foi encontrada a cruz foi mandada erguer a Igreja do Santo Sepulcro, dedicada a 13 de Setembro de 335, sendo exposta a cruz a 14 de Setembro do mesmo ano para veneração por parte dos fiéis. Depois das invasões persas em 614, a cruz foi levada pelos invasores, sendo recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclito catorze anos depois.
Na Igreja Ortodoxa esta Festa é uma das doze grandes festas no calendário litúrgico. Chama-se a esta festa de Exaltação Universal da Honorável e Vivificante Cruz. Independentemente do dia da semana em que calha esta festa é dia de jejum.




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!