quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seminário de Cernache do Bonjardim

Fachada da Igreja

Hoje foi mais um dia de descoberta.
Há muito tempo que passava ao lado do Seminário das Terras de São Nuno de Santa Maria, mas nunca lá tinha entrado.
Aproveitando estas férias por casa dos meus avós, decidi em ir finalmente visitar o Seminário.
De câmera fotográfica na mão, lá fui eu.
Antes de mais um pouco de história:
-O Seminário do Crato foi fundado no século XVIII e o seu objectivo era preparar sacerdotes para o Grão Priorado do Crato;
-Em 1855 torna-se Colégio das Missões com a anexação da cerca envolvente, onde em 1360 nasce D. Nuno Álvares Pereira;
-Possui um grande património artístico e cultural, com uma famosíssima biblioteca;
-O Seminário explora também a vertente agrícola através da produção vinícola que é comercializado sob a marca «Terras de D. Nuno»;
-A igreja tem um estilo hispano-árabe e possui um magnífico órgão de fole do século de construção do edifício bem como vários quadros de Bento Coelho da Silveira;
-Actualmente o Seminário das Missões pertence à Sociedade Missionária.
Fachada principal do Seminário

Painel de azulejos sobre o Santo Condestável
Órgão

Bem, e lá me encontrava eu na magnífica igreja, a contemplar a sua arquitectura, os seus quadros, quando a «guarda» do seminário me interpelou, dizendo que não sabia se eu podia tirar tantas fotos à igreja. Bem, eu lá lhe disse que era seminarista da diocese de Viseu ao qual ela me respondeu que sendo assim já podia estar à vontade.
Depois explicou-me que na antiga capela do Santíssimo, agora actual capela de São Nuno de Santa Maria, estava sepultado o primeiro Prior do Crato e seu irmão desde 1808.
Interior da igreja
Sacrário


Imagem da Imaculada Conceição

Capela de São Nuno de Santa Maria

Depois mostrou-me o seminário, onde agora só se encontram os alunos do ano de formação.
Após uma pequena visita, fui visitar o monumento a São Nuno de Santa Maria, no local onde estaria o Paço do Bonjardim, local onde nasceu D. Nuno.
Ainda houve tempo de visitar a gruta de Nossa Senhora, local de paz e tranquilidade para aqueles que o visitam.
Enquanto aí orava, a trovoada rebentou nos céus e a chuva começou a cair fortemente.
Voltei ao seminário e despedi-me, acabando assim a minha visita a este belíssimo local.



Painel de azulejo relativo a D. Barroso

O jardim dos claustros fechados

Refeitório

Forno a lenha da época da construção do seminário


Monumento de referência ao Paço de Bonjardim, local do nascimento de D. Nuno

Gruta da Nossa Senhora
Espaço envolvente à gruta



Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!