quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora


«Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que d’Ela nascesse Deus. (…)
Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus.»

Partilho convosco  um excerto do Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, escrito pelo Padre António Vieira.
Esta festa, da natividade de Nossa Senhora, é uma festa litúrgica da Igreja Católica e Anglicana, celebrada no dia 8 de Setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada a 8 de Dezembro. Na Igreja Ortodoxa celebra-se a Festa de Theotokos, que é uma das doze grandes festas do ano litúrgico.
A origem desta festa é em Jerusalém, começando a ser celebrada no século V como festa da Basílica Santae Mariae ubi nata est, actualmente conhecida como Basílica de Santa Ana. No século VII já era celebrada pelas igrejas bizantinas e em Roma, como festa do nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria, sendo a mesma incluída no calendário tridentino a 8 de Setembro, permanecendo nessa data até hoje.
De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais velhos e estéreis, chamados de Joaquim e Ana, como resposta às suas preces.





Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

  1. Gostei muito! Para além de um português extremamente correcto, mostras uma amostra de cultura muito fora do normal. Fascinante, transmites um pouco de cultura a toda gente :D
    Continua
    LIA

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!