domingo, 18 de dezembro de 2011

Senhora da Esperança & 13º Astroconvívio do NAV


Olá amigos!
Hoje escrevo-vos sobre dois assuntos.

Senhora da Esperança

Festejada no dia de hoje, 18 de Dezembro, a Senhora da Esperança, também celebrada no dia de hoje como Senhora do Ó, Senhora do Parto ou Senhora da Expectação, é a Padroeira do Seminário Maior de Viseu, como podem ler na mensagem do ano passado (aqui). Contudo, nós antecipámos a festa para a sexta-feira correndo como no ano passado, à excepção de que este ano não tivemos nenhuma instituição.
Das palavras do nosso Bispo saliento a parte em que ele afirmava que como a Senhora da Esperança, nós, seminaristas, somos a esperança dos nossos pais, amigos, formadores, padres e do próprio Bispo.
A noite terminou com o jantar e com a conversa no bar da casa.



13º AstroConvívio do NAV

A ansiedade já se fazia sentir quando chegou o dia do Encontro. Ontem, dia 17 de Dezembro, decorreu no campo de futebol da Cortiçada, Aguiar da Beira, o décimo terceiro encontro do Núcleo Astronómico de Viseu (NAV).
Não passaria muito das 17:30, quando nos concentrámos no campo e começámos a montar os telescópios. Se não me falha a memória, quando acabámos de os montar seriam, num total, cinco telescópios e uns binoviewers com sete apaixonados pelo firmamento, a saber: Cristóvão (anfitrião), Miguel (presidente vitalício), Paulo Sanches, Paulo Almeida,Carlos Oliveira e um familiar, e eu!





Depois de darmos uma espreitadela a Vénus e a Júpiter, de falarmos sobre diversos assuntos, decidimos começar a parte do GastroConvívio. Em volta da pedra íamos provando as delícias que cada um trouxe: um bolo-rei salgado (que o anfitrião trouxe para dar a conhecer), uma bola de Lamego (que o Paulo Sanches generosamente trouxe de Lamego), um queijo da Serra (que o vitalício trouxe como prometido), uma cevada, uns palmiers, um pão com sementes (trazidos pelo Paulo Almeida) e uma broa da zona de Lafões.
Infelizmente o Paulo Almeida cortou-se quando generosamente distribuía o queijo da serra. Mas como tínhamos um doutor entre nós, fez-lhe logo os primeiros curativos enviando-o logo para o hospital, tendo que nos deixar, infelizmente.
O gelo 
Ficámos assim quatro para observarmos o céu. Mas, a dado momento, o gelo começou a cair, embaciando os binoviewers, os telescópios e deixando uma camada de gelo por cima das malas!
Findámos o encontro com um cházinho e umas bolachinhas que a mãe, a irmã e o namorado da irmã do Cristóvão nos trouxeram para nos aquecermos.
Depois de tudo arrumado voltámos a casa, abandonando o campo de futebol pelas 23 horas.
O espaço é tão bom que ficaram prometidos mais AstroConvívios naquele local, esperando que apareçam mais amantes do céu.





Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!