quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Papa e a Pedofilia!

Bem, quase uma semana sem escrever, e hoje escrevo 3 vezes.
Pois é, os acontecimentos no mundo levam-me a isso mesmo!
Hoje começou a visita oficial do Papa Bento XVI à Inglaterra.
Como estou sem tempo para ver televisão e assim não poder acompanhar a visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, à Inglaterra, decidi ler o Jornal online.
Assim, deixo-vos uma noticia sobre a pedofilia e o link de outra noticia, para assim poderem estar a par da situação.



"Pedofilia: Papa diz que Igreja não foi suficientemente vigilante

O Papa Bento XVI reconheceu esta quinta-feira pela primeira vez que a Igreja em conjunto, os bispos e o Vaticano não foram suficientemente "vigilantes, velozes e decisivos" para enfrentar os casos de pedofilia envolvendo padres.



Em declarações aos jornalistas no avião que o conduziu a Edimburgo, onde aterrou pouco depois das 10h20 [mesma hora em Lisboa], o Papa Bento XVI afirmou que agora a principal prioridade é ajudar a curar as vítimas e reconquistar a confiança destas na igreja.          
"Tenho que dizer que sinto uma grande tristeza. Tristeza também porque a autoridade da Igreja não foi suficientemente vigilante, nem suficientemente  veloz, nem decidida, para tomar as medidas necessárias", afirmou o Papa.           
Em relação às vítimas de abusos sexuais de padres, Bento XVI defendeu que lhes sejam dadas "ajudas psicológicas e espirituais".           
Sobre os padres pedófilos, o Papa afirmou que "a estas pessoas culpadas é necessário exclui-las de qualquer possibilidade de aceder aos jovens".           
"Sabemos que esta é uma doença e que a livre vontade não funciona, e devemos proteger estas pessoas delas próprias e é preciso encontrar o modo de as ajudar e excluir qualquer acesso aos jovens", sublinhou.          
Bento XVI adiantou que para que nunca mais ocorram este tipo de abusos "é necessária uma prevenção na educação e na seleção de candidatos ao sacerdócio. É preciso ter muito cuidado".          
O Papa confessou que a revelação destes casos de pedofilia foi um "choque" e "uma grande tristeza".          
"É difícil entender como essa perversão era possível no ministério sacerdotal. Pois o sacerdote prepara-se durante anos para ser a boca e as mãos de Jesus, o bom pastor, que ama e ajuda à verdade", sublinhou.
“VENHO COM FORÇA E ALEGRIA”         
Em relação à visita ao Reino Unido, um país de maioria anglicana e fortemente secularizado, e onde se realizaram manifestações contra a sua deslocação, o Papa assegurou que não está preocupado porque "o Reino Unido é um país de grande tolerância e de acolhimento".          
"Venho com força e alegria", disse.
Falando sobre as relações entre a Igreja católica e a anglicana sublinhou que as duas "são o instrumento de Cristo para propagar o Evangelho e que a prioridade é Cristo", e que não considera "que sejam concorrentes".          
Bento XVI explicou ainda que a missão da Igreja não é ser "atractiva" para ganhar adeptos, mas "anunciar Jesus Cristo".          
Em relação à visita ao Reino Unido ser considerada de Estado, Bento XVI afirmou sentir-se "muito grato" pela denominação dada pela rainha Isabel II, mas explicou que não se trata "de uma visita politica" mas de uma viagem  pastoral.          
Neste sentido, Bento XVI reconheceu que o Vaticano é considerado um Estado só para garantir a independência quando divulga o Evangelho.          

O Papa comentou que o Reino Unido tem uma grande experiência na luta contra a miséria, a pobreza, a doença e as drogas e a favor da paz em todo o Mundo. "

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/revolta-espera-papa-bento-xvi

Ismael Sousa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!