terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ser Pessoa.

Muitas teorias se escrevem, muitas frases são formuladas em torno deste tema. E este é mais um desses textos.
Contudo, não posso deixar passar sem falar nele.
Ser pessoa não é só ser ser humano. Ser pessoa é muito mais que isso, pois muitos com cabeça, tronco e membros, que se dizem seres humanos não são pessoas.
Para mim, um simples escritor de blogues, ser pessoa é muito mais que ter cabeça, tronco e membros.
Ser pessoa é, assim, respeitar o outro, nas suas limitações e nas suas atitudes; nas suas palavras e nos seus gestos; na sua crença ou descrença. É pensar por si próprio, ser único num mundo onde tudo é igual. Ser pessoa é amar, perdoar, respeitar.
Mas, infelizmente, hoje as coisas não são assim. Hoje desprezamos os que são diferentes de nós, repudiamos os que pensam diferente dos outros todos, os que se vestem de forma diferente. Gozamos com quem pensa, com quem sente, com quem ama e defende os seus princípios. Vivemos numa sociedade podre, numa sociedade em que só se está bem acima do outro. Queremos sempre dar nas vistas, pormo-nos superiores aos outros, nem que, para o concretizarmos, espezinhemos o outro.
Vivemos numa constante falsidade, reprimindo muitas vezes quem somos realmente.
Muitas vezes não podemos ver nada a ninguém, e temos logo que imitar. Quando alguém dá mais atenção ao outro, arranjamos logo forma de virar as atenções para nós, colocando o outro na escuridão, no silêncio, na indiferença.
Caros leitores, eu em parte também o sou assim. Se me perguntardes se me considero pessoa, dir-vos-ei que o sou em parte, mas não na totalidade.
Felizes aqueles que já conseguiram sê-lo num todo, pois serão pessoas felizes, independentemente dos acontecimentos.
Ser pessoa é, então, respeitar o outro, colocando de parte as diferenças e ama-lo com todo o coração, pois foi isso que Jesus Cristo ensinou aos seus apóstolos, que nos ensina diariamente na Sagrada Escritura.




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!