quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Se Deus não me valer, que me valham os outros!


Bem, o título desta mensagem é de facto estranho…
Pois bem, vou já esclarecer tudinho.
Hoje, depois de voltar das aulas, estive por casa, mas precisei de ir à rua. Como a hora do lanche já tinha passado, resolvi ir à tão prestigiada Confeitaria Amaral comer algo.
Estava eu muito bem à espera no balcão quando olho para a parede e vejo isto:



É, podem não conseguir identificar, mas eu explico: em cima encontra-se uma pagela de Nossa Senhora e logo por baixo um olho turco.

Para quem não sabe, o olho turco é um amuleto contra o mau-olhado.
Bem, a conclusão que retirei logo foi: se Deus ou Nossa Senhora não nos valerem, ao menos não temos mau-olhado na casa!
É para rir, mas o que ressalta à vista é a falta de cultura das pessoas. Primeiro o não saberem que no cristianismo não há espaço para superstições: cruzar os dedos, bater na madeira, usar figas, ferraduras, estrelas de David, essas coisas que se costumam usar contra os “males”. Ah, bem como o ir à bruxa…
Em segundo lugar, as pessoas podem não saber o que significa o olho turco pois é algo que fica bem numa parede, no espelho do carro, num pulseira, etc… Acredito que pessoas o usem sem saber o seu significado… Mas nem todos sabemos que essa pessoa não sabe e podemos fazer um mau juízo…
Bem, não fazendo mau juízo das funcionárias, saí de lá a rir-me e a saciar-me com a minha nata :)



Achei só tanta piada a este facto que tinha de partilhar convosco.



Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

  1. "A Tua glória é valer-nos,
    Não há maior alegria.
    Ninguém chama por Maria
    Que não alcance favor!
    Ó glória da nossa terra,
    que tens salvado mil vezes,
    enquanto houver portugueses
    Tu serás o seu amor!"

    Conheces este hino melhor que eu, não é Ismael?
    Acho que essas duas estrofes resumem muito bem o que desejo falar. Não é culpa da Igreja menos ainda do estado. Isso é referente a cultura a qual estas pessoas estão subordinadas e a convivência com demais pessoas que por uma vida de divergência com os valores cristãos, acreditam que da mesma forma que se é possível alcançar um milagre por intermédio da Virgem Maria também se é possível estar livre de todos os "maus espíritos". Sabe-se bem que a doutrina cristã não possui nenhuma unidade ou semelhança com este tipo de pensamento, pois não usamos as imagens ou as orações como um método para alcançar boa sorte ou prosperidade, mas como um meio para nos unir a divina pessoa e um excelente exemplo de virtudes e fé cristã. Mas uma coisa tenho que dizer, acho que está na hora de Portugal clamar novamente a Maria para ver se consegue alcançar algum favor, pois na situação que estão quanto mais cedo rezarem, será mais fácil a ela pode lhes conceder a graça!!

    Abraços Ismy....

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!