sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ainda há tradição...


Hoje, dia seis de Janeiro é dia de Reis!
Apesar de este ano a Epifania ser celebrada no próximo Domingo, dia oito, o tradicional dia de Reis é hoje. É a partir de hoje, ou melhor, essencialmente no dia de hoje que se cantam os Reis. As tão famosas Janeiras, cantadas durante todo o mês de Janeiro, passam hoje a ser cantigas aos Reis que foram adorar o Menino oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra. Por causa destes três presentes é que, tradicionalmente, se dizem ser três Reis Magos, bem como o título de Reis, pois, na verdade, na Bíblia não vem indicado o número de Magos que foram adorar o menino nem que eram Reis: fala-se unicamente que vieram uns Magos, que seguiam uma estrela, e que quando encontraram o Menino, Lhe ofereceram ouro, incenso e mirra.
Mas para ficarem a saber o significado dos presentes, bem como outros pormenores, podem passar na mensagem de dia de Reis que escrevi há um ano (aqui).
Como está visível a todos, nos dias de hoje existe um enorme despegamento dos valores cristãos e das tradições. Contudo nem sempre isso acontece.
Ia eu hoje muito bem na rua, quando começo a ouvir cantar. É claro que esbocei um sorriso de orelha a orelha por aquilo me recordar que hoje é dia de Reis e que algumas tradições ainda são preservadas por algumas pessoas. E quando cheguei junto do grupo que ia cantando ao longo da Rua Formosa, dei conta que aquele era um grupo especial: tratava-se de um pequeno grupo da APPACDM (sabe mais aqui) que vestidos a rigor, com samarras, capuchas (podem ver aqui o que é), chapéus, etc, tocavam alegremente os bombos, acordeões, violas e ferrinhos com um refrão muito simples. E lá iam todos animados.
É bom ver que algumas pequenas tradições ainda são preservadas e que as instituições como a APPACDM promovem estas actividades com aqueles que cuidam diariamente.
E, se por acaso, hoje à noite, quando estiveres junto da lareira, a aquecer os pés, ouvires cantar à tua porta, calça as pantufas e abre a porta a esses cantadores de Reis. E se te convidarem, no fim, a que os acompanhes, não hesites, pois, para mim, é belo partir nesses pequenos convívios!
A todos, um bom dia de Reis e boas cantigas!



Aqui vem as três rosinhas
quatro ou cinco ou seis
se o senhor nos dá licensa
vimos lhe cantar os reis

Os três reis do oriente
já chegaram a Belém
visitar o Deus Menino
que Nossa Senhora tem

O menino está no berço
coberto c’o cobertor
eos anjinhos estão cantando
louvado sej’o Senhor

O Senhor por ser Senhor
nasceu nos tristes palheiros
deixou cravos deixou rosas
deixou lindos travesseiros

também deixou a abelhinha
abelhinha com o seu mel
para fazer um docinho
ao divino Emanuel



Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!