quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição

Foi à 534 anos que o Papa Sisto IV postulou o dia 8 de Dezembro como festa da Imaculada Conceição.  Em 1854 Pio IX declarou a Imaculada Conceição como dogma. Este dogma é referente à pureza da Virgem Maria, à Virgem sem "mácula" (pecado) pois desde o primeiro instante da sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus pois ela estava cheia de graça divina. Este dogma fala ainda da vida sem qualquer pecado da Mãe do Salvador, aquela que foi prometida pelos profetas: "A virgem conceberá".
É assim festejada a Imaculada Conceição em todo o Mundo.
Foi em Vila Viçosa, em 1646, que D. João IV coroou a Imaculada Conceição como Padroeira de Portugal, retirando a sua coroa e colocando a coroa real na cabeça da imagem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa.
Também em São Pedro do Sul se tem uma grande devoção pela Imaculada Conceição. Já canta a velha cantiga que diz: "Senhora da Conceição és a nossa Padroeira".
Assim, hoje, na minha terra natal, São Pedro do Sul se celebrou a Imaculada Conceição com grande alegria e devoção. ao som do órgão de tubos, cantámos os nossos louvores à Virgem Santa.
No fim, após a procissão que saiu sem chuva, tirei uma foto com a imagem de Nossa Senhora, pedindo-lhe que interceda por todos os Homens da terra junto de Deus.

Ismael Sousa

1 comentário:

  1. A padroeira de Portugal... Fátima veio confundir as coisas... Duas manifestações marianas que nos lembram da nossa pequenez diante daquela que foi mulher do serviço e do silêncio, rosa mística, porta pela qual Jesus encarnou e assumiu a nossa humanidade...
    Viva a Imaculada ^^

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!