quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Novena do Natal!

Nas ruas já há muito que as luzes brilham. Nas igrejas o presépio já está praticamente pronto.
Estou sentado junto à árvore de Natal que a seus pés têm o presépio. Tudo está completo, mas falta o Menino na manjedoura.
Fazem-se novenas à Nossa Senhora, novenas aos Santos, mas não se faz nenhuma novena ao Menino.
Penso que por vezes nos esquecemos do que é realmente é importante.
Fazemos vénias perante a imagem de um Santo ou de Nossa Senhora, mas muitas vezes passamos indiferentes ao Sacrário. Choramos no adeus de Fátima, mas não choramos na missa...
Penso que por vezes misturamos as coisas e não damos valor ao que realmente importa. Não quero com isto criticar as pessoas que o fazem, mas sim tentar alertar para estas pequenas coisas.
Estamos na época natalícia e já muitas mensagens correm pelos telemóveis dizendo que o Pai Natal já anda a percorrer as casas e assim. Bem, para alguns isto pode até ser importante, mas e o Menino? Onde está Ele? Não é graças a Ele que temos esta festa? Não, não foi o Pai Natal que inventou o Natal: o Pai Natal (aquele homem vestido de vermelho e com barbas compridas e brancas) foi uma invenção da Coca-Cola.
Conta-se que foi São Nicolau (ou Santa Claus) que deu origem à figura do Pai Natal nos países de língua anglófona e que posteriormente foi transformado no Pai Natal da Coca-Cola.
Contudo, entre os mais velhos, dizia-se que era o Menino Jesus que trazia os presentes ou que, como fazem os "nuestros hermanos", eram os Reis que traziam os presentes.
Mas será que o sentido do Natal está só referente a receber e dar prendas?
Não, uma vez mais, não! O Natal é para celebrarmos o nascimento do Salvador. Esse sim é o Verdadeiro sentido.
Como já devem ter reparado, há já alguns dias que a imagem de fundo do blog mudou. Pois é, a imagem que agora está como fundo é esta:
A imagem apresenta, do seu lado direito, a Sagrada Família e o Nascimento do Salvador. Da Sagrada Família sai uma flor que representa o ramo do tronco de Jessé como havia predito Isaías.
No canto inferior esquerdo encontram-se três pastores que, após o anúncio do Anjo partiram para adorarem o Messias que havia nascido.
Também os Reis do Oriente, que viram uma estrela mais brilhante que as outras, foram adorar o Menino.
Por norma o presépio é feito com musgo, mas também o podemos fazer com as novas tecnologias. Eis então o meu presépio.
Espero, e estes são os meus votos mais sinceros, que Jesus Cristo renasça dentro dos vossos corações e que lá permaneça quente como na manjedoura.
Não me resta mais se não desejar-vos a todos um Santo Natal e que à volta da mesa todos se reúnam com amor e verdade. Que este tempo seja um tempo de reconciliação e de amor; vai bater à porta do teu vizinho e deseja-lhe um feliz Natal. Se estás zangado com ele, leva-lhe um doce ou algo do género.
Ama o próximo e deixa o ódio de fora.
Feliz e Santo Natal!
Postal de Natal que enviei aos meus amigos.


Ad majorem Dei gloriam!

Ismael Sousa

1 comentário:

  1. Gostei da montagem, e do post. Feliz Natal para ti também. Abraço, e boas férias.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!