quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Depois de cumprida a promessa que Deus tinha feito pela boca do profeta, «Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel», chegou a altura de se cumprir o que estava escrito:
«E tu, Belém, terra de Judá,
de modo algum és o menor entre os clãs de Judá,
pois de ti sairá um chefe
que apascentará Israel, o meu povo».
Assim, «tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes», uns magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém onde procuram pelo «rei dos judeus recém-nascido». Estes magos tinham visto uma estrela e assim vinham homenageá-lo.
Sabendo da vinda dos magos, Herodes mandou chamá-los para assim obter mais informações, pedindo-lhes que assim que soubessem do paradeiro do Menino que o informassem, para que também ele O pudesse homenagear.
Guiados pela estrela que lhes tinha aparecido, seguiram caminho. Mas a estrela parou e eles encontraram o Menino. Alegrando-se profundamente.
Dos seus cofres tiraram ouro para um Rei, incenso para uma divindade e mirra para a paixão.
A adoração dos magos simboliza o cumprimento dos oráculos messiânicos a respeito da homenagem que as nações prestariam ao Deus de Israel.
Bem, o resto da história já vós sabeis: os magos foram avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes.
Hoje, dia seis, é o dia dos Reis Magos. Os nossos irmãos espanhóis celebram esta festa com grande fogosidade. É neste dia que eles trocam os presentes, relembrando os magos.
Assim, e de modo especial hoje, deixo uma mensagem aos nossos irmãos na sua língua:
¡Que los Reyes os tragan muchos regalos y que el Niño Jesus os traga muchas felicidades!”







Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!