sábado, 25 de fevereiro de 2012

"Arrependei-vos e acreditai no Evangelho"


Chegámos ao primeiro Domingo da Quaresma!
As leituras deste Domingo encaminham-nos para o deserto.
A primeira leitura deste Domingo, relembra-nos a Aliança que Deus fez com Noé e os seus descendentes. É uma Aliança de amor, uma aliança que irá perdurar durante séculos! É uma aliança que comprometo os homens com Deus mas que ao mesmo tempo demonstra o imenso amor que Deus tem com os homens, a Sua vontade de se Revelar aos homens, de recriar, com os homens, a relação perdida no Éden. É também esta Aliança, simbolizada com o arco-íris, que irá unir os homens a Deus, até que essa Aliança seja renovada com a Páscoa, com o Corpo e Sangue de Jesus.
E esta Aliança é recordada na Carta do Apóstolo Pedro, demonstrando aos homens a Nova Aliança em que o Justo morreu pelos injusto, encaminhando-nos para o grande acontecimento que é a Páscoa!
"Arrependei-vos e acreditei no Evangelho" (Mc 1, 15) é a grande ideia deste Domingo. Depois de Jesus ter estado no deserto, tentado pelo demónio e amparado pelos anjos, começa a sua missão Evangelizadora.
Também nós somos convidados a ir ao deserto. Não em busca das tentações do demónio, mas para resistirmos às suas tentações diárias e tão comuns na nossa sociedade. São quarenta dias de preparação, deixando de lado as coisas supérfulas, os bens materiais e tudo aquilo que nos prende a este mundo. São quarenta dias que nos relembram os quarenta anos que o povo de Israel passou no deserto, a caminho da terra prometida; são quarenta dias que nos relembram as tentações de Jesus no deserto. São quarenta dias de preparação para a grande festa.
Mas para podermos viver essa grande festa é preciso que nos arrependamos, que acreditemos no Evangelho. E este acreditar no Evangelho é o comprometer-se com ele, vivendo-o a cada dia, levando-o ao que nos está próximo, àquele que amamos, ao irmão que procura um sentido para a vida, perdido no mundo do pecado.
A todos desejo um óptimo Domingo!



Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!