segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Missa em inglês!

Cada pessoa na sua vida tem coisas importantes e para mim a minha ligação com Deus é a coisa mais importante Por isso, apesar de estar num país que eu não conheço e com uma língua e com várias religiões, eu não deixei de ir à missa. Ontem, Domingo, dia da Ressurreição do Senhor, foi dia de festa, como são todos os Domingos para mim. Apesar de me ter levantado tarde, sabia que tinha uma missa na igreja de Sanct Paul às cinco da tarde. Um quarto de hora antes saí eu de casa para ir à missa. Contudo quando cheguei à igreja já passava das cinco e pensei para com os meus botões: "Se os britânicos são super pontuais, já cheguei atrasado!". Entrei à pressa mas vi que não era o único. Mal entrei pela porta deram-me logo um livro de cânticos, uma folha com os avisos e um "guia" da celebração, onde contem tudo aquilo que devemos responder na missa. Bem, para mim foi fabuloso, pois assim já sabia como responder em inglês. Bem, mas quando entrei no espaço litúrgico vi que na realidade não estava atrasado, pois ainda só iam no cântico de entrada. Começou a celebração e lá fui percebendo alguma coisa mas não tudo... Os ingleses falam muito rápido! Bem, tudo corria como em Portugal até que chegou a altura da proclamação do Evangelho. Nesse momento dois acólitos vieram com os castiçais até meio da igreja e o padre trazia o leccionário. Enquanto isso cantava-se um aleluia que nós também cantamos em Portugal, a saber: "Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, glória ao Senhor. A Palavra de Deus é vida, a Palavra de Deus é pão, pão que mata a fome de amor, aleluia, aleluia"! Fantástico. O padre pousou o leccionário na estante que se encontrava no meio da igreja e dali proclamou o Evangelho. As pessoas que estavam para lá do meio da igreja, viraram-se todas para o padre. Bem, depois disso, tudo continuou igual, até que chegou a altura da Oração Eucarística. Nesse momento, todo o povo se ajoelha e assim permanece até ao fim da Oração Eucarística. Chegou a altura do abraço da paz e todos se cumprimentaram... Até a mim que era um desconhecido. Mas aqui diferentemente de Portugal, todos apertam a mão ao outro, dizendo: "The peace be with you!" Estranhamente o cálice é grande e possui um bico, para deitar o sangue de Cristo em outros pequenos cálices que, na altura da comunhão são entregues a ministros da comunhão, suponho eu, e quem quiser pode comungar sob as duas espécies ou somente uma! O cântico de comunhão foi um que também em Portugal se canta: "Comei do pão, bebei do vinho, quem vem a mim não terá fome..." No fim da missa o padre vem para a porta da igreja, como nos filmes, e despede-se da comunidade cristã. Os cânticos da missa são acompanhados por órgão ou piano, flauta transversal e viola. Bem, depois de vos descrever a missa, dou-vos a minha opinião: apesar de nem ter percebido tudo, principalmente da homilia, gostei muito da forma como aqui se celebra a Última Ceia de Cristo! Não é que seja muito diferente da forma que estamos habituados, mas vê-se que há uma participação maior da comunidade, tanto que, quem faz os avisos finais é um leigo e não o padre. Mas, ao fim de tudo, o que interessa é que eu tive a oportunidade de participar na Festa do Senhor, apesar de estar num país onde abunda o Cristianismo na sua forma Anglicana!

Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

Obrigado pelo comentário!