Eis chegado o período porque tanto esperávamos! Eis chegado o tempo de preparação para o cume e maior alegria de todo o cristão: a Páscoa!
E, para começar este tempo, nada melhor do que ler a mensagem de Sua Santidade, Bento XVI, para a Quaresma.
Gostaria de partilhar convosco alguns pontos desta riquíssima mensagem!
O tema de reflexão este ano é da carta do apóstolo São Paulo aos Hebreus (10, 24), que reflecte sobre a atenção aos outros, o amor e as boas obras.
Sobre a atenção aos outros diz-nos o Sumo Pontífice que é necessário fixarmos o nosso olhar no outro "e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar alheio e indiferente ao destino dos irmãos" pois Deus pede-nos para sermos "guardas" daqueles que estão a nosso lado. Neste primeiro ponto o Santo Padre exorta, de uma maneira magnifica, a que deixemos de lado o nosso ego e nos centremos nos outros.
No segundo ponto realça-se a importância do dom da reciprocidade e em como a nossa sociedade parece desconhecer esta palavra.
No terceiro e último ponto o Papa Bento XVI fala-nos de que a santidade é um caminho a fazer juntos e não sozinhos, como sempre temos tendência a fazer.
À semelhança do ano passado, este ano proponho-vos um caminho que passa pela reflexão dos Evangelhos Dominicais, para melhor nos prepararmos para celebrarmos a Semana Santa com grande sentimento e festejarmos a Páscoa como ela deve ser festejada: a grande festa dos cristãos!
Bem, findo com as palavras de Bento XVI na audiência de hoje e que de modo particular saúda os portugueses:
"Nos próximos quarenta dias, que nos levarão até ao Tríduo Pascal – celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo –, somos convidados a viver um caminho de conversão e renovação espiritual, que nos faça sair de nós mesmos para ir ao encontro do Senhor. Este período será um tempo propício para uma experiência mais profunda de Deus, que torne forte o espírito, confirme a fé, alimente a esperança e anime a caridade. Poderemos assim ver e recordar tudo aquilo que Ele fez por nós. Daí concluiremos que só o Senhor nos merece; e, sem mais adiamentos nem hesitações, entregar-nos-emos nas suas mãos. E Cristo tornar-nos-á participantes da vitória sobre o pecado e a morte, que Ele nos alcançou com o seu amor levado até ao extremo da imolação por nós na cruz. Seguindo o caminho da cruz com Jesus, ser-nos-á aberto o mundo luminoso de Deus, o mundo da luz, da verdade e da alegria. Inundados por esta luz, ganharemos nova coragem para aceitar, com fé e paciência, todas as dificuldades, aflições e provações da vida, sabendo que, das trevas, o Senhor fará surgir a alvorada nova da ressurreição." (Bento XVI, Audiência Geral, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012)
A todos, os votos e desejos de uma santa e bem vivida Quaresma!
Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo comentário!