domingo, 12 de fevereiro de 2012

Go to England

Saí de casa ainda a lua ia no alto céu, Ofiúco já nascera, e a ISS mostrava-se aos olhares atentos de quem olhava para o céu. Os primeiros raios de sol começaram a ver-se, já vinha eu em direcção a invicta. Mas esta mostrava-se tímida e passava despercebida a olhares desatentos. Quando cheguei ao aeroporto já a luz do sol se tinha espalhado por todo o céu. Depois de uma longa fila para o portão de embarque, foi altura de retirar tudo dos bolsos, cinto e casacos. Depois de trinta segundos a despir, cinco minutos a vestir e a calçar. Sorte que vim de cinto e não de suspensórios. Bem, o nervosismo já se apoderou de mim. Sentei-me junto à porta de embarque, esperando que começassem a chamar. "O voo para Gatwick número 8496 da EasyJet terá embarque na porta um." Bem, toca a pegar na bagagem novamente e descer as escadas para a porta um. Mais uma fila... Parece impossível! Bem, mas tem que ser. É aberta a porta e tenho a sorte de andar de autocarro dentro do aeroporto.  Chegada ao avião, uma curiosidade enorme. Consegui lugar junto à janela e junto à asa. Começa o avião a andar e as hospedeiras a dar instruções. Realmente ē como nos filmes. Sempre pensei que fosse um abuso, mas é verdade. Começam as turbinas do avião a funcionar e o mesmo a arrancar. Sabem aquele impulso que se costuma ver nos filmes? Verdadeiro! Foi espectacular sentir. Depois o levantar...  Nem tenho palavras para descrever o que senti. Sei que pareço uma criança, mas é a primeira vez que viajo de avião e toda esta emoção faz-se realmente sentir. Já deixei Portugal para traz. Agora não sei bem o que estou a sobrevoar. Mas é lindíssima a vista daqui de cima. O mar azul, a terra esverdeada. Fantástico! Suponho que neste momento estarei a acabar de sobrevoar a França. Não consigo deixar de admirar a beleza de tudo isto. Realmente, depois de estar cá em cima consigo compreender o canto dos pássaros.  Lá em baixo, no mar, um cruzeiro aproxima-se da costa. Estar a cima das nuvens é algo realmente fantástico. Os flocos de nuvens flutuam entre mim e o solo. Será que daqui consigo ver algum anjo a brincar nas nuvens? Estou a brincar, é óbvio. Agora como será a aterragem? Humm, isso é que ainda estamos para ver, mas esperemos que seja boa... Quem sabe?



A viagem correu lindamente e a aterragem não foi nada fora do normal. Sempre pensei que haveria gritos e essas coisas, mas não foi tudo muito calmo. O pior foi tentar sair do avião, pois as pessoas atropelavam-se umas ás outras. Foi preferível esperar um pouco. Saí do avião em Gatwick, subi as escadas rolantes, passei o passadiço, desci escadas rolantes, caminhei por uma fila enorme por causa do passaporte, desci escadas para a recolha das malas e, como não tinha, voltei a descer escadas para finalmente encontrar o meu irmão! Como a fome já apertava foi altura de comer alguma coisa. E se em Roma, sê romano, em Inglaterra, sê inglês! E por isso nada melhor para comer em Inglaterra do que uma sandes de não sei o que acompanhada por chá! Morto o bichinho, foi altura de ir apanhar o comboio e seguir para Haywards Heath! A neve, na sua maioria em forma de gelo, ainda predomina por alguns campos ingleses e Haywards Heath não é excepção. E a acompanhar, nada melhor que um frio de gelar as orelhas e congelar as mãos. Reconhecida a casa foi altura de reconhecer o espaço que me tinha despertado alguma curiosidade depois da passagem de taxi. Deixei o meu irmão em casa, a descansar, e vim fazer um reconhecimento sozinho. Por força do Espírito Santo encontrei logo uma Igreja Católica: Igreja de São Paulo. Entrei e encontrei-me num espaço maravilhoso e de uma paz impressionante. Tudo naquele espaço convidava à oração: desde o seu silêncio, à música de fundo da natureza (chilrear dos pássaros), à beleza da sua concepção. Fiquei ainda mais contente por saber que tenho três missas amanhã. Acho que o mais provável será ir à missa da tarde! Fiquei contente também por nessa igreja estarem duas imagens de Santos portugueses: Santo António de Lisboa e a Rainha Santa Isabel Depois de falar com Deus, voltei para a gélida rua. Estava com curiosidade para conhecer um pub, os tão famosos. "The Heath Tavern"!






Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

  1. Entao é este o motivo da tua ausencia hoje na nossa paroquia! Umas merecidas ferias depois de tanto trabalhar:) compreendo perfeitamente a descriçao, eu senti-me tal e qual quando andei de aviao lol. Boa viagem!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!