quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cidade Invicta


5 de Outubro – Dia da Implantação da República. Um grande dia para Portugal. Uma vírgula na história dos portugueses, um ponto final na da monarquia. Contudo, desde esta vírgula e deste ponto as coisas não têm sido muito melhores. Bem, mas relata a história que neste dia o nosso mui grande rei D. Manuel II deixou de exercer a sua soberania partindo para o exílio, e a bandeira de Portugal içada, exibindo as suas quinas e cores a todos os que para ela olhassem.
Bem, mas isto já foi há mais de cem anos e já poucos olham para isso.
Para nós, Igreja, foi a separação do Estado, e a extinção das ordens religiosas que ainda resistiam por cá depois da extinção de 1828 – 1834.
Mas na verdade não é este tema que me leva a escrever, mas sim a visita à Cidade Invicta.
Já tinha passado por lá algumas vezes, até já tinha andado de rabelo (os meus colegas de secundário não podem deixar de esquecer aquela imagem de um tolo na popa do rabelo, com um chapéu tipo palha, de mão ao peito a cantar o hino nacional). Mas na cidade mesmo dita, que me lembre, não tinha lá estado.
Aproveitando então o feriado civil, decidimos ir até ao Porto. Eis que chegámos ao Porto em menos de hora e meia.
Mar à vista, veio-me logo à lembrança Fernando Pessoa:

«Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abysmo deu,
Mas nelle é que espelhou o céu.»

Chegados, estacionámos as carrinhas em frente ao Paço Episcopal, e visitámos a Sé do Porto. Bem, aquilo é lindo. Um claustro que deixa muito a desejar, para além do museu que têm peças lindíssimas.
Mas a cidade do Porto não é só a Sé. Foi altura de descer e ir até à estação de São Bento, seguindo para os Clérigos e depois para o Mosteiro de São Bento, onde participámos na Eucaristia.
Como este passeio foi só pela tarde, as horas já iam avançadas e tínhamos de voltar. Jantámos e retomámos caminho para casa. Depois de o dever cumprido, afinámos as vozes e viemos a cantar durante o caminho, que tornou a viagem menos maçadora.
Mas como diria uma professora da ESEN Viseu (mais propriamente a senhora engenheira), «palavras levam-nas o vento», por isso deixo de maçar e passo para uma amostra das fotos. Enjoy :)










Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!