segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ensinamentos sobre a solidão


Muitas coisas na vida podem ser vistas de uma outra forma. Nem tudo é negativo, como nós pensamos. Nem tudo é assim tão mau, como pintamos.
O fado, esse que concorre a Património Mundial, fala-nos da solidão numa perspectiva um pouco má, fria, sem cor, cheia de sentimentos negativos. E por vezes, adquirimos para nós essa definição de solidão.
Cantava a Rainha do Fado, que a solidão traz sempre consigo uma companheira: a amargura.
Mas, na verdade, não é bem assim. Hoje vou falar-vos de uma nova forma de olharmos este sentimento tão característico do fado.
Olho para o mundo de hoje, e para mim, e vejo que um dos maiores problemas é, sem dúvida, a solidão, o medo de ficarmos sós. Mas, na verdade, a solidão não é inteira, traz sempre um companheiro consigo: o silêncio. É-nos bastante incomodativo este companheiro. Sabemos bem, e eu já falei algumas vezes nisso, que é preciso ter coragem para enfrentar o silêncio, pois podemos conhecer coisas em nós que não são muito agradáveis; ouvir do coração aquilo que não queremos; diria até medo de ouvir Deus. E por isso não fazemos silêncio. Entupimos todos os minutos com barulhos que nos distraem, nos ocupam a cabeça.

Ensinamento sobre a Solidão

Não enfrentes a solidão com tristeza e amargura. Aceita-a com amor. Com ela aprendes a conhecer-te, aprendes a amar-te. Com ela as coisas retomam o seu verdadeiro significado. Tudo o resto não passa de pura ilusão.
Como és capaz de dizer que te conheces, sem nunca te teres enfrentado a ti próprio? Achas que é no barulho da confusão que irás conhecer-te? Não te iludas, pois no barulho só consegues perceber quem realmente não és.
Só com a solidão poderás conhecer o silêncio, ouvir a voz do teu coração e da tua consciência. Não entupas a tua vida com a frenética do barulho. Faz uma pausa, um stop. Desliga tudo aquilo que te impossibilita de fazer barulho. Senta-te no chão do local mais privado que tenhas. Ouve o teu coração que te fala todos os dias e que todos os dias tu o fazes calar.
A solidão é tua amiga: acolhe-a no teu coração. Ouve o que ela tem para te dizer, e enfrentarás todos os teus medos de forma diferente. Muito daquilo que pode parecer mau, pode até ser bom. Mas se não experimentares a solidão, nunca irás conseguir. Ela é aquilo que te torna forte e capaz de vencer muitos obstáculos.
Junta a tua fé em Deus a essa solidão, que não é verdadeira, porque nunca te encontras só: Ele prometeu-te que estaria sempre contigo, até ao fim dos tempos. Aí verás que tudo o que era mau, se torna um ponto negro na tua página branca. E é no silêncio e na solidão que poderás aprender a ouvi-l’O profundamente, a entender o que Ele te está a dizer.
Quando achares que estás só, simplesmente porque não tens ninguém fisicamente a teu lado, relembra-te dos teus verdadeiros amigos e daqueles que não têm e nunca tiveram ninguém a seu lado, e verás que a tua grandiosa solidão, não passará de uma simples gota no oceano.
Não te deixes dominar pelo sentimento mau da solidão. Aprender a amá-la é um passo para a vitória. Diria até: aproveita os momentos de silêncio e de solidão, que poderás querer estar só e não poderás.
A solidão e o silêncio são teus amigos: não os percas.




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!