domingo, 30 de outubro de 2011

Céu de uma noite de Outono


Eram pelas 18 horas, quando chegámos a Vale de Cavalos, para o XI Astroconvívio do NAV (e meu I Astroconvívio).
Depois de uns dias chuvosos, o céu estava limpinho e a preparar-se para nos deixar deslumbrar o céu de Outono.
Depois de montado o material e de reconhecida a área, foi altura de matar o primeiro bichinho: a fome.


Com a escuridão da sala de jantar, foi necessário arranjar um pouco de luz para iluminar o nosso jantar. Com a disponibilidade de uma “lareira”, foi preciso arranjar com que a alimentar. “Lareira” acesa foi altura de jantarmos a boa bola de carne que o Cristóvão trouxe, enquanto a noite se preparava para as observações.
As primeiras estrelas já brilhavam no céu quando se alinharam os telescópios.
Quando se acenderam as luzes no céu, apontaram-se os olhares para o céu profundo, enquanto Júpiter saía de traz das árvores.
Assim que o “planeta brilhante” saiu de traz das árvores, apontei a objectiva para lhe apanhar as luas. Mas houve alguém que apontou o Vixen e me ultrapassou. Pela primeira vez vi ao vivo e a cores Júpiter com os seus satélites.
Depois de os membros do NAV se maravilharam com Júpiter, tentámos fotografar o planeta, com uma bridge. Sem adaptador colocámos o tripé com a Sony DSC-H5 junto à ocular e tentámos fotografar. O resultado foi mais ao menos. Mas só conseguimos porque o fotógrafo oficial deixou a máquina em casa, mas levou um bom tripé.
Pelas 22 horas, o frio mandou-nos literalmente embora, dando-nos uma camadinha de humidade que cobriu todo o material.
Voltámos assim para casa, depois de um bom serão de observação!







Foi assim o XI Astroconvívio do NAV, e o meu primeiro Astroconvívio. As luvas, o gorro e o casaco de penas foram realmente um bom agasalho. Obrigado aos membros do NAV que estiveram presentes, Cristóvão Cunha e Doutor Miguel (presidente vitalício), pelo acolhimento. Até ao próximo convívio :)





Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

Obrigado pelo comentário!