domingo, 2 de outubro de 2011

Novo Bispo de Bragança-Miranda


Diocese de Bragança-Miranda tem novo Bispo.
A verdade é que a sua nomeação já saiu há mais de dois meses, mas foi hoje, no Vigésimo Sétimo Domingo do Tempo Comum, do Ano Litúrgico A, do ano civil de 2011 d. C., que Dom José Cordeiro foi ordenado Bispo, na Sé Catedral de Bragança-Miranda, pelas 15 horas.
Os seminaristas da Diocese (Bragança-Miranda) já por lá se encontravam, mas nós saímos de Viseu pelas 9 horas e 30 minutos. Quando chegámos à cidade Brigantina, foi hora de almoçar no Seminário de São José. Bem, não se lembra a minha memória de estar numa sala com tantos Bispos. Para cada lado que olhava, lá estava um Bispo, de uma das dioceses de Portugal, ou um Bispo auxiliar ou emérito. Findou-se o bom almoço e foi altura de tomar um cafezinho antes de seguir para o autocarro que nos levaria à Catedral.
Quando o autocarro e os batedores pararam em frente à Catedral, os relógios marcavam sensivelmente as 14:30. Foi altura de procurar lugar para assistir à Ordenação Episcopal.
Com toda a solenidade, começou à hora prevista a tão dita celebração. Com quase todos os Bispos residentes presentes, presidiu à celebração o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que nesta celebração é denominado por Bispo ordenante principal. Foram também Bispos ordenantes, os Bispos eméritos D. Rafael e D. António Montes.
A celebração começou com os ritos iniciais normais. Após a leitura do Santo Evangelho, foi apresentado o candidato que, depois da homilia, foi então admitido ao terceiro grau de ordenação: o Episcopado.
Passavam já das 18 horas quando findou a celebração. Foi então altura de voltar para casa. Chegámos já passavam das 21:30…
Bem, deixo-vos algumas fotos deste dia tão rico. Findo com as felicitações ao 44º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro e a toda a Diocese pelo seu novo Bispo.












Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!