quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mês Missionário


Estamos em pleno Outubro. Já se começa a sentir o frio típico de Outono. Mas algumas esplanadas ainda estão montadas. E que bem que se está!
A Praça 2 de Maio com as suas 35 árvores está toda iluminada. Um clima agradável pode ser sentido aqui.
Dizem alguns que não se estuda no café. Mas nem sei. Quanto a mim é uma fonte de inspiração. No meio do barulho surge a vontade de descrever o que me rodeia. E neste espaço está-se bem.


Bem, mas o que vos quero falar hoje é do mês que estamos a viver. No início do mês celebrámos uma das maiores missionárias, que sem sair do seu mosteiro, esteve sempre ao lado dos missionários com a sua oração. Depois celebrámos o fundador dos Combonianos: São Daniel Comboni. A primeira casa-Mãe da congregação em Portugal foi na nossa cidade de Viseu.
Bem, como já devem ter percebido, estamos a viver o Mês Missionário, e esta é a semana das Missões. Esta semana tem como intenção promover a oração pelos Missionários. Não devemos orar por eles somente esta semana, mas sempre. Mas esta semana/mês colocamos como centro os Missionários.
Não devemos esquecer nunca a sua importância. São eles que levam Jesus Cristo àqueles que não O conhecem. Eles, como os Apóstolos, espalham-se pelo mundo para levar a Boa Nova a todos os povos. Foram eles os grandes catequistas do mundo. Por todo o lado há vestígios da sua presença.
Mas eles não levaram somente Jesus Cristo, mas também o ensino, novas culturas, ergueram edifícios e ajudaram na organização das cidades. Uma das suas grandes preocupações foi preservar a cultura dos povos. Alguns até chegaram a pôr por escrito a língua de alguns povos. Foi por eles que conhecemos novas culturas, novas formas de viver, novos costumes, etc…
Contudo quando falamos de Missões o nosso pensamento recai sobre os Combonianos. É natural que isso aconteça pois Daniel Comboni foi um grande impulsionador das Missões, principalmente no continente Africano. É do conhecimento de todos a sua célebre obra “Salvar África com a África”.
Mas para melhor conhecerem passem aqui (Coisas Mesmo Fantásticas) ou aqui (Sorrir para Servir).
Pois bem, meus amigos, exorto-vos a que no resto desta semana, até Domingo, centrem o vosso pensamento e a vossa oração nos nossos irmãos Missionários. Continuai a rezar por eles todos os dias, mas mais fortemente, este mês. Relembrai os cinco continentes, por onde estão espalhados. Que eles sejam, como Paulo, missionários do Amor de Cristo.
Lembrai-vos também que, nos dias que correm, todos somos missionários neste mundo onde a indiferença a Deus está cada vez maior.




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!