segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Poesia.
Mas afinal o que é a poesia? São, simplesmente, meras palavras bem conjugadas, bonitas, para se declararem à (ao) namorad@? Pois, eu penso que não.
Poesia não é uma forma de estar na vida, mas uma manifestação da forma em que a vida está.
Naquele bem conhecido poema nosso de Florbela Espanca, o poeta é retratado mas também é retratada a poesia.
A poesia é então algo «maior que os homens», é criticar de uma forma suave («morder como quem beija»), que nos leva a «ser mendigo e [a] dar como quem seja/Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!»  É a concretização de muitos desejos que ardem ardentemente dentro do peito: é um astro com asas de condor. É expressão da alma que ama e concentra em si tudo aquilo que esta alma sente.
Poderia continuar a definir a poesia, mas sabeis bem que iria ter muito para dizer.
Assim, deixo-vos o poema de Sophia de Mello Breyner Andresen que é, para mim, das maiores poetisas portuguesas.


Poema

«A minha vida é o mar o Abril a rua
O meu interior é uma atenção voltada para fora
O meu viver escuta
A frase que de coisa em coisa silabada
Grava no espaço e no tempo a sua escrita

Não trago Deus em mim mas no mundo o procuro
Sabendo que o real o mostrará

Não tenho explicações
Olho e confronto
E por método é nu meu pensamento

A terra o sol o vento o mar
São a minha biografia e são meu rosto

Por isso não me peçam cartão de identidade
Pois nenhum outro senão o mundo tenho
Não me peçam opiniões nem entrevistas
Não me perguntem datas nem moradas
De tudo quanto vejo me acrescento

E a hora da minha morte aflora lentamente
Cada dia preparada»


Deixo-vos também a sugestão de verem uns dos meus poemas favoritos, da minha autoria! (aqui)

Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!