quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma

Depois de um dia de festa e muita diversão, chega agora um tempo de penitência, jejum e oração.
Hoje é dia de cinzas, Quarta-feira de Cinzas. É este dia que marca o início da Quaresma, que «é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante» que nos prepara para o «encontro definitivo com o seu Esposo» através da purificação no espírito.
Hoje, com a missa de cinzas, é-nos (re)lembrada a nossa condição terrena, com a imposição das cinzas e as palavras “Memento homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris” (Lembra-te homem que pó és e em pó te hás-de tornar).
Mas este homem, que morre para o pecado, revive para a vida nova em Cristo Ressuscitado, recebendo o Espírito que fez Cristo ressuscitar da morte.
Ao longo destes cinco domingo, culminando com o Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal, a liturgia oferece-nos um belo percurso, se nos deixarmos conduzir por ela.
«O combate vitorioso contra as tentações» de Cristo leva-nos a tomar consciência da própria fragilidade do homem e a acolher a “Graça” que nos tira do pecado e nos leva de encontro a Cristo.
Com o Evangelho da Transfiguração do Senhor, é antecipada a ressurreição, colocando a glória de Cristo a nossos olhos, anunciando a divinização do homem. «É um convite a distanciar-se dos boatos da vida quotidiana para se imergir na presença de Deus».
Encontramos também o Evangelho da Samaritana onde o próprio Deus manifesta o seu amor pelos homens, dando-nos a água que extingue a nossa sede do bem, da beleza e da verdade.
Cristo é apresentado como luz no mundo, com o Evangelho do cego de nascença, levando-nos à ressurreição de Lázaro, que nos põe perante a verdade que Cristo é a Ressurreição, a Verdade e a Vida.
O tempo quaresmal culmina, como já referi, com a entrada gloriosa de Jesus em Jerusalém, montado num jumento, e com aclamações do povo judeu que, dias depois, O iria pregar numa cruz.
É no Domingo de Páscoa que Cristo ressuscita dos mortos e vence, desta forma, todo o pecado. É este o motivo da nossa fé.
Assim, neste tempo quaresmal, não esquecendo os velhos costumes, devemos prepararmo-nos para a vitória gloriosa de Cristo no mundo.
Que este seja um tempo de renúncia e de interiorização.
Uma boa quaresma para todos.


Baseado na Mensagem de Sua Santidade Papa Bento XVI para a Quaresma de 2011


Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!