terça-feira, 29 de março de 2011

Jesus é carregado com a cruz

II Estação – Jesus é carregado com a cruz

Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
Quia per sanctam crucem tuam redimisti mundum.

São Mateus 27, 27-31
«Então, os soldados do governador levaram Jesus consigo para o Pretório e reuniram junto d’Ele toda a companhia. Depois de O terem despido, envolveram-n’O em um manto encarnado. Teceram uma coroa de espinhos, que Lhe puseram na cabeça, e, na mão direita, colocaram-lhe uma cana. Ajoelharam-se diante d’Ele e escarneceram-n’O dizendo: “Salve, ó rei dos Judeus!” Depois, cuspiram n’Ele e pegaram na cana e puseram-se a bater-Lhe com ela na cabeça. No fim de O terem escarnecido, despiram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-n’O para O crucificarem.»

Jesus é levado para ser flagelado. Atado a uma coluna como um criminoso qualquer, Jesus sofre como um homem normal. Mas Ele não é normal, Ele é Filho de Deus. Mas o Seu amor pelos homens faz com que sofra.
A causa da sua condenação é de ser um pretenso rei. É escarnecido, gozado.
Mas no meio deste “rebaixar” do Homem, Jesus mostra a verdadeira verdade: Ele é Rei!
Muitas vezes, neste mundo actual, as insígnias do poder são usadas de forma pomposa, mas são um crime contra a verdade, a justiça e a dignidade do homem.
Também neste mundo, envolvemos as pessoas, não com um manto encarnado, mas com um manto que dê para gozarmos com o outro, rirmos às suas custas, inferioriza-lo.
Aquele que foi escarnecido, em nome de todo o homem maltratado, foi também coroado com a dolorosa coroa de espinhos, que o torna verdadeiro rei. A cana, representante do ceptro, representa, na mão de Jesus, a justiça. Este rei que não reina por meio da violência, reina pelo sofrimento, pelo sofrimento de todos nós.
Depois de escarnecido, com o corpo em chagas, carrega ainda a cruz aos ombros. Mas esta cruz, para além do peso da madeira, tem também o peso de sermos homens, o peso do mundo.
É nesta Sua humilhação que Ele nos mostra o verdadeiro caminho para a vida verdadeira.

Cuius animam gementem, contristatam et dolentem pertransivit gladius.



Ad majorem Dei gloriam! 
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!