domingo, 20 de março de 2011

Ó Grande Santo!

Dezanove de Março do ano da graça de dois mil e onze.
Hoje, celebra, a Igreja Universal, a festa de São José.
São José era um homem comum, como todos os homens da sua terra. Era carpinteiro de profissão, tinha a sua casa e também a idade um pouco avançada.
Desposou uma mulher que, antes de viverem em conjunto, lhe anunciou que estava grávida por acção do Espírito de Deus. Mas José, homem justo como era, e sem compreender muito bem o que a sua futura esposa lhe dizia, aceitou-a na mesma, renunciando ao apedrejamento.
Quando o Menino estava para nascer, José foi com a sua esposa recensear-se e, em Belém, procurou alojamento para sua mulher e seu Filho. Muitos foram os seus esforços, mas o único local livre que encontrou foi um estábulo. Como deve ter ficado o seu coração por ver que a sua mulher iria dar à luz num estábulo…
Depois, avisado em sonhos, parte para o Egipto, evitando que o Menino morra pelas mãos do rei Herodes.
Deixou tudo o que tinha: a sua terra, os seus amigos e familiares, a sua carpintaria, para fazer o que Deus pedia à sua esposa e a si.
Foi pai do Salvador, educou-o, ensinou-o naquilo que sabia, pois dizem-nos as escrituras que Jesus era carpinteiro como seu pai.
Depois não se sabe bem o que aconteceu a este homem, mas deixa-se de falar nele durante a infância de Jesus. Provavelmente terá morrido por essa altura.
É ele o orago dos pais, pois ele foi pai d’Aquele que veio ao mundo para nos salvar.
O Seminário Menor de Viseu celebrou hoje a festa do seu padroeiro. Durante sete anos esta foi a minha grande festa.
Findo, desejando um bom dia de São José e um feliz dia do Pai, particularmente ao meu que eu tanto amo!







Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!