quinta-feira, 31 de março de 2011

Jesus encontra sua Mãe

IV Estação – Jesus encontra sua Mãe

Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
Quia per sanctam crucem tuam redimisti mundum.

São Lucas 2, 34-35.51
«Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: “Ele foi estabelecido para a queda e o ressurgir de muitos em Israel, e para ser sinal de contradição; e uma espada Te há-de trespassar a alma, assim se deverão revelar os intentos de muitos corações”. […] Sua Mãe guardava no coração todas estas recordações.»

Em toda a vida de Jesus, há uma imagem feminina sempre presente: Maria. Também na Via Sacra de Jesus, Ela está presente.
Apesar da sua presença em toda a vida do Filho de Deus, na vida pública Ela teve de se colocar de lado para dar lugar ao nascimento de uma nova família: a família de discípulos.
Ouviu também, durante toda a vida, palavras que guardou no seu coração: as palavras da Anunciação por parte do Anjo (Lc 1, 26-38); as palavras da Apresentação vindas de Simeão (Lc 2, 22-35); as palavras da perda do Filho no templo (Lc 2, 46-50). Guardou também em si as palavras que o Filho proferia: nas bodas de Caná (Jo 2,1-12) e quando parte ao seu encontro: “Quem é a minha Mãe e quem são os meus irmãos? […] Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12, 48.50)
Mas Maria é Mãe de Jesus, não unicamente no corpo, mas também no coração, pois ainda antes de Ele ser concebido no corpo, Maria concebera-O, por obediência e amor, no coração.
E é nesta dura prova que se vê o amor que Ela tem por Jesus. Maria é a sua primeira discípula. Mas diferente de todos os outros. No momento de maior dor, não O abandona como todos os outros. Permanece a seu lado, com a coragem de mãe, fidelidade e bondade de mãe, com a sua fé, resistindo na escuridão.
E Ela chora, como mãe que vê o seu filho a sofrer. Ela é o exemplo de Mãe!

Quae maerebat et dolebat pia Mater, dum videbat Nati poenas incliti.




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!