Pois é, por incrível que pareça, ainda não vos tinha falado sobre este assunto. O pouco que fiz foi numa pequena referência.
Mas chegou a altura de vos falar do YouCat. Mas para vos falar dele, tenho de recorrer a algumas palavras do Santo Padre Bento XVI.
Este livro «invulgar», pela forma como surgiu e pelo conteúdo, nasceu de uma obra dos anos 80, num tempo difícil, tanto para a Igreja como para a sociedade mundial. O mundo já não sabia no que acreditava, andando um pouco à deriva.
É então que «o Papa João Paulo II tomou […] uma resolução audaz». Para ele, os bispos do mundo deviam escrever um livro com respostas e linhas de orientação para um mundo perdido. Sob a orientação do então cardeal Joseph Ratzinger, o livro surgiu com o título antiquado de Catecismo da Igreja Católica mas com um conteúdo totalmente novo.
Contudo, surgiu a grande questão: não se deveria traduzir o Catecismo da Igreja Católica na linguagem dos jovens e assim introduzir as suas grandes afirmações no seu mundo?
É então que surge o YouCat sob a orientação do arcebispo de Viena, Christoph Schönborn.
YouCat é uma abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem).
Este baseia-se no Catecismo da Igreja Católica – obra universal de referência em Igreja – e adopta a sua estrutura formal. A partir do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, o YouCat recolhe a mesma estrutura de pergunta e resposta.
Examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé, goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio do YouCat, onde recomenda fortemente que os jovens «estudem o catecismo! Este é o meu maior desejo.»
O posfácio da edição portuguesa foi escrito pelo cardeal José Policarpo.
Deixo-vos um link, para que possam ler o prefácio, se quiserem adoçar um pouco mais o gosto por este livro: http://catolicosnarede.wordpress.com/2011/02/08/prefacio-de-bento-xvi-ao-catecismo-para-jovens-youcat/
Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa