domingo, 17 de abril de 2011

Fim-de-Semana!

O Sol raiara há pouco tempo, quando despertei do sono. Abri a persiana para deixar entrar o Sol. Começava aquele que ia ser um fim-de-semana precioso.
Seguiram-se as Jornadas Diocesanas da Juventude, da Diocese de Viseu. Estas foram, digamos, um pequeno descansar de todo o stress acumulado nos últimos tempos.
Na parte da manhã, foi-nos proposto ler, numa perspectiva cristã, a mensagem de um trecho do filme “Senhor dos Anéis”. É fabuloso como podemos ler ali uma grande mensagem, cheia do espírito cristão.
Depois, um grupo fez, no âmbito da amizade, uma narração do livro “O Principezinho”.
Seguidamente, três seminaristas e um jovem rapaz em discernimento vocacional, fizeram a narração do chamamento dos primeiros discípulos. Esta narração serviu para demonstrar que a vida daquele que é chamado é uma enorme alegria!
Num almoço convívio, estivemos todos a confraternizar, a relembrar velhas experiências.
Na parte de tarde o “YouCat” foi-nos apresentado. O “Young Catechism” é um livro que nos poderá ajudar a todos, principalmente nas grandes questões que temos sobre alguns assuntos relacionados com a Igreja de Cristo.
Depois de umas palavrinhas do bispo Ilídio Pinto Leandro, seguiu-se o espectáculo da banda “Tons de Deus”. Bem, digamos que este espectáculo/concerto foi cansativo. Foi do início ao fim a bater palmas, a cantar, a pular. Mas não era só eu…
Mas muitas das músicas, interpretadas por esta banda, têm para mim um significado especial. Em muitas delas eu revi acontecimentos passados, histórias passadas, alegrias e tristezas. Como bem sabeis, nos momentos mais difíceis para mim, ou nos momentos mais importantes, uma música fica associada a ele. Não é só comigo, mas também com muita gente. Muitas vezes ouvimos frases como: “Ah!, esta música foi quando te conheci!”, ou algo do género.
Mas, naquela tarde, foi muito “…mais belos juntos”!
A tarde terminou com uma oração onde a amizade ocupou um lugar de destaque.
Depois do jantar, foi hora de ir ver a actual diva do fado: Mariza!
Não posso esquecer o quão fabuloso foi estar, ali, a ouvir novamente aquela voz.
Mas ainda mais importante que a sua voz foi, sem dúvida a companhia. O “laço” foi algo inesquecível, e que me marcou bastante. Ali foi o resultado de muita luta, o resultado de muitas alegrias. Como diria a voz do povo, foi a cereja no topo do bolo.
Domingo de Ramos, foi dia de ir à missa.
Na parte da tarde, a Via Sacra pelo grupo de jovens de Povolide. Momento espectacular.
Agora, estou de novo na casa onde passo a maior parte do meu tempo.
Sinto-me cansado, mas muito feliz. Este foi um fim-de-semana como há muito não tinha. Momentos de grande alegria e júbilo!
Obrigado a todos os que fizeram parte deste tempo!


Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

Obrigado pelo comentário!