quarta-feira, 27 de abril de 2011

YouCat

Pois é, por incrível que pareça, ainda não vos tinha falado sobre este assunto. O pouco que fiz foi numa pequena referência.
Mas chegou a altura de vos falar do YouCat. Mas para vos falar dele, tenho de recorrer a algumas palavras do Santo Padre Bento XVI.
Este livro «invulgar», pela forma como surgiu e pelo conteúdo, nasceu de uma obra dos anos 80, num tempo difícil, tanto para a Igreja como para a sociedade mundial. O mundo já não sabia no que acreditava, andando um pouco à deriva.
É então que «o Papa João Paulo II tomou […] uma resolução audaz». Para ele, os bispos do mundo deviam escrever um livro com respostas e linhas de orientação para um mundo perdido. Sob a orientação do então cardeal Joseph Ratzinger, o livro surgiu com o título antiquado de Catecismo da Igreja Católica mas com um conteúdo totalmente novo.
Contudo, surgiu a grande questão: não se deveria traduzir o Catecismo da Igreja Católica na linguagem dos jovens e assim introduzir as suas grandes afirmações no seu mundo?
É então que surge o YouCat sob a orientação do arcebispo de Viena, Christoph Schönborn.
YouCat é uma abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem).
Este baseia-se no Catecismo da Igreja Católica – obra universal de referência em Igreja – e adopta a sua estrutura formal. A partir do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, o YouCat recolhe a mesma estrutura de pergunta e resposta.
Examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé, goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio do YouCat, onde recomenda fortemente que os jovens «estudem o catecismo! Este é o meu maior desejo.»
O posfácio da edição portuguesa foi escrito pelo cardeal José Policarpo.

Deixo-vos um link, para que possam ler o prefácio, se quiserem adoçar um pouco mais o gosto por este livro: http://catolicosnarede.wordpress.com/2011/02/08/prefacio-de-bento-xvi-ao-catecismo-para-jovens-youcat/





Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

3 comentários:

  1. Olá Ismael, se não te importares vou colocar no blog do Fé e Missão um link para este post! Obrigada (fe-e-missao.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  2. O livro é falso, nada vale, mais vale cumprir a leis do homem como o Ex.mo Senhor Ex. Ministro, Senhor José Sócrates.

    Parabéns ao Ex.mo Senhor José Sócrates (ex. Primeiro Ministro), e Ex.mo Senhor Doutor Anível Cavaco Silva (Presidente da Republica) por criar a Lei do Aborto, Casamentos, Homossexuais, divórcios etc.
    Com a criação dos abortos já aumenta em números é muito importante para o pais abortar como casamentos homossexuais e divórcios.

    A lei é para cumprir os melhores e respeitosos cumprimentos para o Ex.mo Senhor Presidente da República.

    ResponderEliminar
  3. Bem, como todos sabem, não é normal que eu comente as minhas próprias mensagens. mas existem coisas que não me podem deixar de comentar. E este comentário que se encontra a cima é caso para isso. Caro amigo, tenho pena que não se tenha identificado, pois isso seria um acto de coragem. Depois não sei que condição é a sua para dizer que o YouCat é falso e de que nada vale. Provavelmente nunca o desfolhou ou se deu ao trabalho de o ler, o que é uma pena.
    Em segundo lugar este blogue nunca serviu de base política. Nunca critiquei as ideologias politicas. Simplesmente faço observações que acho que devem ser feitas.
    Quanto à lei do aborto e das uniões sexuais acho que é uma pena termos chegado a este ponto em que a vida já não é valorizada e se apoia o desequilíbrio do mundo. Mas cada um é livre de pensar como quiser.
    Uma vez mais obrigado pelo comentário e continue a visitar!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!