quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ao sabor da vida!

Porque complicamos o que é fácil? Porque tentamos compreender o incompreensível? Porque arranjamos respostas para aquilo que não tem resposta? Porque perdemos oportunidades em vez de as agarrar?
A minha cabeça está cheia de perguntas... Mas nenhuma resposta!
Procuro todo o dia arranjar forma de "encher" a cabeça para não pensar em tanta coisa!
Mas chega a noite, o silêncio da noite, e os problemas voltam. As questões voltam, os problemas voltam.
Não sei porque sinto isto e por mais que tente encontrar respostas, não as encontro.
Gostaria de voltar para o seio materno, onde tudo é mais fácil, e de lá não mais sair.
Tenho saudades de ser criança, dos tempos em que não tinha preocupações, dos tempos em que podia brincar de manhã à noite. Tenho saudades dos amigos que deixei para traz, das pessoas que conheci. Sinto saudades de não ter responsabilidades, de não ter que deixar de fazer alguma coisa... tenho saudades dos meus tempos de criança, em que era um simples menino, que brincava na rua, construía cabanas de sonhos, escalava os ramos da adrenalina. Tenho saudades de poder gritar fortemente, de poder esmurrar os joelhos e os cotovelos.
Tenho saudades de tanta coisa. Tenho saudades...
Mas agora eu cresci. E com este crescer vieram as responsabilidades, a maturidade, o não poder escalar a adrenalina.
Diria que sou um homem, mas para tal ainda me falta aprender muita coisa. Ainda tenho de aprender a ser homem, aprender a comportar-me como tal. Aprender a lidar com o Mundo sem exigir que o Mundo aprenda a lidar comigo. Tenho de aprender a lidar com os meus sentimentos.
Busco esse ensinamento todos os dias. Procuro em Bibliotecas, enciclopédias, manuais e outros tantos livros.
Mas esses ensinamentos, essas lições, essas teorias não são apreendidas em livros, em buscas na Internet.
Procurei encontrar o meu manual de utilização... mas não o encontrei...
Revirei as gavetas sombrias da minha mente para saber quando tinha faltado a essa lição. A essa lição mais importante de todas: "Como se tornar Homem"...
Aprendi a ser homem com os outros, com os dissabores da vida, com as dores que senti, com as derrotas que sofri, com as portas e janelas que me fecharam...
Tornei-me homem sozinho...
Agora faço uma análise, e vejo que não me tornei Homem, mas sim um homem.
Criei um homem que não sabe dizer não; que não tem sentido crítico; que não tem auto-estima; que depende dos outros para tudo.
Alguém me disse que para cada defeito há uma qualidade... Eu vejo tantos defeitos e nenhuma qualidade.
Esforço-me para mudar este homem para um Homem... mas não consigo. Pareço tal e qual...
Anseio poder mudar... Anseio conseguir mudar...


Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!