domingo, 24 de outubro de 2010

O testemunho de ser!

Finda hoje a semana de oração pelas Missões.
E na finalização desta semana foi-me pedido para dar o meu testemunho.
Andei vários dias a preparar testemunhos, a pensar no que dizer. Tinha até uma cábula comigo para não me perder no meu testemunho.
Contudo quando chegou a hora, não fui capaz de usar a cábula.
A minha vida como testemunho é muito simples:
"Nasci no seio de uma família cristã, mas não activa na Igreja. Aos meus onze anos algo me chamou para o seminário. Naquela altura eu não sabia o que era o Seminário, mas entreguei-me a esta nova aventura de corpo e alma. 
Entrei para o Seminário Menor de São José de Fornos de Algodres com doze anos. Lá estudei quatro anos.
Foi no seminário que comecei a aprender a ser Homem, a aprender a ser verdadeiramente Cristão, a aprender a conviver com pessoas de diversas idades, a aprender a desvendar sempre um pouco mais deste chamamento, deste chamamento ao Sacerdócio.
Com dezasseis anos, devido à drástica quebra de seminaristas, o Seminário Menor mudou-se para Viseu, mais propriamente para Rio de Loba. Estudei na Escola Secundária Emídio Navarro, onde me custou a adaptar pois era o único seminarista naquela escola. Os meus outros colegas estavam no Colégio da Via-Sacra.
Após a adaptação comecei a testemunhar o que era pela forma como me comportava! No meu décimo primeiro ano mudamos-nos para o Seminário Maior.
O meu décimo segundo foi sem dúvida a altura mais difícil para mim: para além de ter que fazer os exames tinha uma grande decisão pela frente: entrar ou não no Seminário Maior. Posso dizer que não foi nada fácil esta minha escolha. Por um lado tinha os amigos que iam todos para a Universidade; por outro tinha o chamamento de Deus.
O meu coração falou mais forte e eu decidi entrar para o Seminário Maior de Viseu.
Actualmente encontro-me no segundo ano do curso Teológico-Filosófico. Afirmo com toda a certeza que sou muito feliz aqui, que este percurso me completa e me sacia!
Espero conseguir chegar à minha meta que é o Sacerdócio. Espero conseguir ser um bom evangelizador do Povo de Deus.
Gostaria de descrever este percurso em mil palavras, mas penso que uma só frase chega: «A minha meta é Cristo!»"
Das minhas últimas fotos no Seminário de Fornos de ALgodres

A minha recepção no Seminário Maior de Viseu 


E neste dia em que testemunhei a minha vida, começaram a cair as primeiras gotas de chuva deste Outono.
Ainda com medo, começaram a cair, junto à noite, muito suavemente...
Encontrava-me eu a vaguear pelas ruas desta bela Cidade, quando as comecei a sentir.
Abrandei o passo para delas poder disfrutar.
Espero agora a sua vinda, com força, para poderem, juntamente com as cores do Outono, completarem o quadro de fundo da Partitura de Deus.

Ismael Sousa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!