sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Soneto à Lua, por Ismael Sousa

Desce o sol até à terra,
para que tu te possas erguer.
E durante toda a noite,
velas o sono de todo o ser.
Para muitos és um astro,
para outros fonte de inspiração.
Mas se alguém te disser
que não sabe viver sem ti,
é porque te conhece
e sabe o que por ele fazes.
A ti te agradeço, Lua,
por velares o meu sono,
por nunca deixares de me iluminar.
Eu sei que irá raiar a madrugada,
eu sei que terás de descer até à terra.
E quando acordar do meu sono,
não estarás no céu estrelado.
Sentirei a tua falta,
pensarei que não estás lá para estares comigo.
Apresso o dia para te ver,
mas o sol quer raiar mais um pouco.
Sinto-me só e sem valor,
sinto que tu já não gostas mais de mim.
Mas quando a noite se põe,
e tu sobes para o grande céu,
e me mostras que nunca me deixastes,
a minha alma enaltece-se,
e sei que ao fim terei abrigo
e dormirei em paz.
Não tenho aqui morada permanente,
leva-me contigo.
Não me importo da longa caminhada,
de todos os perigos que terei de passar.
Se for para te ver, nada me fará recuar.
Ainda que eu pense que estou só,
sei que tu estás sempre comigo
e não deixarás que eu caminhe sozinho!
Guardas em ti todos os meus segredos.
És tu que me ouves quando preciso,
e no mais recôndito do teu ser
guardas todas as minhas palavras.
A ti te agradeço,
pois és tu que ouves,
durante as noites em que fico só,
os gemidos do meu choro.
A ti agradeço, oh Lua,
por me deixares chorar no teu colo,
por me adormeceres no teu leito.
Tu sabes todas as minhas alegrias,
e todas as minhas tristezas.
Ris comigo quando rio,
alegras-te quando eu me alegro.
Perdoa-me quando não te vejo,
e contra ti levanto calúnias.
Ainda que eu não dirija os olhos para ti,
e não te diga nenhuma palavra,
saberás sempre que eu não te esqueço.
Ainda que eu não olhe para ti,
sei que sozinho não me deixarás caminhar,
e que estás sempre do meu lado!
Obrigado uma vez mais,
por iluminares todas as minhas noites.

Foto tirada por mim à lua, com a câmera fotográfica do Cristóvão Cunha

Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!