sábado, 1 de janeiro de 2011

Liberdade religiosa, caminho para a Paz!

Mais um ano começou!
Muitas mensagens correram pelos telemóveis dos portugueses; muitos desejos foram formulados.
À meia-noite, muitos foguetes rebentaram no ar, muitos beijos e abraços!
O momento por que tanto esperavam surgiu: o ano 2011 já aí está. Com ele veio o aumento do IVA, do combustível, a redução dos ordenados, etc. Mas não podemos desanimar e estes acréscimos não nos podem deixar viver um ano de infelicidade.
São ao todo 12 meses, 365 dias, 8.760 horas para se viver intensamente, com horas de alegria e tristeza, momentos de companhia e solidão!
Parece estranho estar a desejar momentos de solidão e de tristeza, mas todos sabemos que a vida não são só rosas, que também existem alguns espinhos e são estes espinhos que nos formam como Homem/Mulher!
Mas que os momentos de "rosa" sejam mais que os de "espinhos".

Para além do primeiro dia deste novo ano, hoje também é dia de Santa Maria, Mãe de Deus! Para a Igreja Católica é dia de dar graças a Deus pela Mulher que foi capaz de dizer sim a Deus perante tantas adversidades.
O mundo celebra também o XLIV (44º) dia Mundial da Paz.
Para este dia, sua Santidade o Papa Bento XVI, deixa, à disposição de todos, a sua mensagem para este dia (podeis ler a mensagem aqui).
Gostaria de fazer uma análise sobre esta mensagem, mas temo cair no erro de não o fazer correctamente e transmitir algo que não seja de minha vontade!
Assim sendo, farei apenas uma pequena "expressão" do primeiro ponto desta mensagem de sua Santidade, intitulada por "Liberdade religiosa, caminho para a paz".
Assim, e transpondo em breves linhas, Bento XVI, no início deste novo ano, deseja "fazer chegar a todos e cada um" os seus votos de "serenidade e prosperidade, mas sobretudo votos de paz."
Numa referência ao Iraque, sua Santidade transmite a todos os que ouvem/lêem a sua mensagem, o quanto custa àqueles e àquelas que vivem em tribulações por causa da sua religião.
Sem deixar de referir os cristãos que morreram na catedral siro-católica de «Nossa Senhora do Perpétuo Socorro» em Bagdad no dia 31 de Outubro de 2010, que ali se encontravam para celebrar a Santa Eucaristia, o Papa agradece "aos governantes que se esforçam por aliviar os sofrimentos destes irmãos em humanidade" lançando as bases para criar um laço de oração por estes irmãos que não podem professar livremente a própria religião.
Numa contínua explicação das várias formas de opressão, Bento XVI exorta, no fim do ponto primeiro, "aos homens e mulheres de boa vontade a renovarem o seu compromisso pela construção de um mundo onde todos sejam livres para professar a sua própria religião ou a sua fé e viver o seu amor a Deus com todo o coração, com toda a alma e toda a mente".
Os catorze seguintes pontos desafio-vos a lerem e, quem sabe, a partilharem.
Findo assim, renovando os meus votos de Ano Novo, lembrando a que não se esqueçam de continuar a aquecer o Menino dentro do vosso Coração.



Ad majorem Dei gloriam!

Ismael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!