sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Exigir!

Finda-se o tempo do Natal. Vivem-se as últimas horas deste tempo que nos acompanha há umas duas semanas. Este tempo, que começou com uma preparação (o Advento), finda com a festa do Baptismo do Senhor, que se celebra no próximo domingo.
Também o Aquele que baptiza com o fogo foi baptizado com água, mas, e uma vez mais, falarei sobre isso no tempo próprio.
Hoje falo-vos da exigência nas amizades.
Bem, as amizades por vezes são complicadas. E quando falo em complicadas refiro-me a exigir e a cumprir o que nos exigem.
Para quem não sabe, as amizades são, por vezes, um processo de exigências que são colocadas entre as duas pessoas.
Por vezes, e algumas muito frequentes, exigimos de mais. Exigimos que o outro esteja onde nós queremos, que esteja sempre a nosso lado, que, e passando a expressão, sejamos donos dele.
Contudo essa perspectiva está errada. Não devemos exigir de mais. Devemos, isso sim, saber exigir. E essa exigência passa por exigirmos que o outro seja melhor; que o outro seja o melhor possível.
Não podemos é esquecermo-nos de que, quando exigimos, temos de ter já atingido o ponto a que queremos que o outro chegue.
Quando se fala em exigência, por vezes, é no sentido mau da palavra. É bom exigirmos algo das pessoas: exigirmos algo de bom; exigirmos que, por vezes, nos façam crescer quando, e isto só em último caso, não somos capazes de crescer por nós próprios.
Por isso, não exijam mais do que devem.




Ad majorem Dei gloriam!
Ismael Sousa

1 comentário:

  1. Tens toda a razão. Só discordo com uma coisa: para exigir que o outro chegue a um determinado ponto não precisamos já ter lá chegado. Por exemplo um padre, no momento da confissão ao pedir às pessoas conversão, mudança, santidade não quer dizer que seja convertido, alguém que mudou, alguém Santo. Sabe, isso sim, que todos somos chamados à santidade. Ainda que não se tenha chegado, sabemos qual a meta. E por isso podemos apontar para ela. Forte abraço.
    Obrigado pela tua amizade.

    P.S. Gostei da foto ^^

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!